São Paulo, 05 de maio de 2024

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03/04/2011

Kyocera e Sorocaba: coincidência feliz

(03/04/2011) – Diferente de outras empresas do setor de ferramentas de corte que escolheram Sorocaba para se instalar, a Kyocera chegou à cidade por outro caminho. Em 1982, a matriz no Japão havia adquirido a Yashica, que três anos antes havia inaugurado uma fábrica de câmaras fotográficas na cidade.

Nada mais natural, portanto, que – ao decidir trazer suas outras operações ao Brasil (ferramentas, injeção de peças plásticas para as indústrias automotiva e médica, cerâmica industrial e utensílios) – as alocasse no mesmo local da Yashica. “Foi uma feliz coincidência”, observa Marcelino Kawamura, gerente de Marketing, referindo-se a excelente logística da cidade, próxima a portos e aeroportos, com ligação às principais rodovias estaduais, além de contar com expressivo parque industrial.

Hoje, a Yashica não pertence mais ao grupo e as instalações abrigam apenas as operações citadas anteriormente. No local, a Kyocera instalou, em 2009, seu Tech Center, equipado com máquinas-ferramenta, voltado para o treinamento de clientes e distribuidores e, em especial, para a realização de testes para clientes e o desenvolvimento de soluções turn-key.

Atualmente, a empresa estuda a possibilidade de expandir suas atividades voltadas à área de ferramentas de corte. Kawamura informa que a empresa está avaliando a possibilidade de passar a desenvolver projetos de ferramentas especiais na filial. “Estamos pensando nesse assunto com carinho, porque é uma necessidade do mercado”, diz.

Por outro lado, a filial brasileira está trabalhando para estender a rede de revendas que cobre as regiões Sul e Sudeste e Manaus. “Nosso plano é ampliar a rede de distribuidores e de representantes nos Estados em que já estamos presentes, nas áreas ainda não cobertas por nossos atuais canais de distribuição”, informa Kawamura, acrescentando que as demais regiões, especialmente o Nordeste, são atendidas diretamente pela filial brasileira.

2011 – Kawamura diz compartilhar o clima de otimismo existente hoje no mercado brasileiro. “Apesar da restrição de crédito a produção de veículos praticamente se manteve, as commodities agrícolas estão em alta favorecendo a produção de máquinas e existem ainda os investimentos previstos em infraestrutura em função da Copa do Mundo e Olimpíadas”, diz.

Diante desse quadro, a empresa está preparando vários lançamentos para o mercado brasileiro, parte deles será conhecida na próxima Feimafe. Entre eles, está a linha Big Pentagonal, com insertos de 10 arestas para fresamento de face, que se caracteriza pelos baixos esforços de corte e excelente resistência a fraturas.

Outra novidade está na área de corte e canal, com a linha KGD, que oferece controle de cavacos em amplas faixas de condições de corte, permitindo usinagem estável devido ao seu projeto de alta rigidez. Além disso, os insertos de fresamento série PR12 passam a ser fornecidos com a cobertura MegaCoat.

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