São Paulo, 04 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

06/02/2011

Sorocaba é o principal pólo de especiais do País

(06/02/2011) – Sede da primeira siderúrgica do Brasil – a Real Fábrica de Ferro Ipanema, fundada por Afonso Sardinha em 1590 -, Sorocaba é uma cidade com tradição industrial. Após ser conhecida como a Manchester paulista, dada a concentração da indústria têxtil, a cidade passou a abrigar um importante pólo metal-mecânico que hoje contribui decisivamente para que o município seja responsável por cerca de 0,5% do PIB nacional e 1,5% do PIB do Estado de São Paulo.

Com a decadência do setor têxtil, nos anos 1960, a cidade criou incentivos e infraestrutura para atrair empresas de outros segmentos industriais. A iniciativa surtiu efeito e Sorocaba conta hoje com cerca de 1.700 indústrias, incluindo empresas do porte da ZF, Dana, CNH, Schaefller, Metso, Jaraguá, entre outras. Em breve, receberá a terceira fábrica da Toyota no Brasil. É sede também de dois grandes fabricantes de máquinas, as alemãs Heller e Index.

Outro destaque industrial da cidade é o pólo de ferramentas especiais, provavelmente o maior do País, que reúne cerca de 20 empresas. Em Sorocaba, estão as sedes brasileiras de três multinacionais do setor, Seco Tools, Walter e Kyocera, além da recém-instalada Pramet, de origem tcheca. Abriga também duas tradicionais fabricantes nacionais, a Hurth-Infer e a Arthur Klink.

Aliás, essas duas empresas estão intimamente ligadas ao surgimento do pólo de ferramentas de Sorocaba, já que parte dos fabricantes locais foram criados ou por seus ex-funcionários ou com a colaboração destes.

Fundada em São Paulo, em 1963, fabricante de ferramentas rotativas especiais, fresas de topo e de perfil, brocas, alargadores e escareadores, a Hurth Infer transferiu-se para Sorocaba em 1972, em terreno de 60 mil m². No ano seguinte, em terreno vizinho ao seu, instalou-se a Arthur Klink, fabricante de brochas, fresas caracol, dispositivos e brochadeiras.

Entre as empresas do setor de ferramentas instaladas em Sorocaba, além das já citadas, estão a Zobor, Andraf Ferramentas, AOS Brasil, CAGD, Primer Tools, Unifer, FDB/Fabherco, New Tech Tools, New Union, JCR Retífica e Afiação, e a Icder. A cidade abriga ainda um dos principais fabricantes de ferramentas manuais do País, o Apex Tool Group (criado a partir da recente união dos grupos Cooper Tools e Danaher) e as filiais nacionais de fabricantes de máquinas para produção de ferramentas, a australiana Anca e o grupo europeu Korber Schleifring (Ewag e Walter).

Leia todas as matérias dessa série clicando nos links abaixo:

Sorocaba: o pioneirismo da Hurth Infer em ferramentas

Andraf, de Sorocaba, investe para ampliar produção

Após crescer 50% em 2010, Zobor quer expansão de 17%

Primer desenvolve macho com lóbulos em metal duro

Walter investe em novo prédio e ampliará capacidade

Pramet planeja conquistar 1% do mercado brasileiro

Kyocera e Sorocaba: coincidência feliz

Seco Tools Brasil será fornecedor global de especiais

Unifer, de Sorocaba, espera crescer 20% em 2011

O pólo de ferramentas de Sorocaba – última parte 

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.