São Paulo, 05 de maio de 2024

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26/03/2011

Pramet planeja conquistar 1% do mercado brasileiro

(27/03/2011) – Uma das mais novas multinacionais do setor de ferramentas de corte a se instalar no País, a Pramet, da República Tcheca, registrou crescimento de 117% em 2010. Atilano Rey, diretor-geral da subsidiária local, reconhece que é comum as filiais dobrarem o faturamento nos primeiros anos de atuação, tanto que pretende repetir o feito em 2011. Porém, frisando que os planos da Pramet no Brasil são de maior alcance, informa ter como meta a conquista de fatia de 1% do mercado brasileiro até 2014.

Os números e objetivos da filial brasileira foram apresentados recentemente durante a Conferência Anual de Vendas e Marketing, realizada num hotel em São Roque (SP). O evento, que contou com a presença de Pavel Vecerka, diretor mundial de Marketing e Vendas, reuniu a rede de revendas da Pramet, que não para de crescer. Em março, a rede ganhou a adesão de seu 18º membro, a MB Ferramentas, que passará a oferecer também a linha da Pramet a seus clientes no Estado de São Paulo.

“Estamos bastante otimistas, quanto ao futuro, assim como são excelentes as expectativas de nossos distribuidores individualmente”, observa Rey, frisando que a Pramet do Brasil planeja alcançar suas metas com foco e orientação basicamente em dois segmentos de atuação: usinagem pesada e moldes e matrizes. “Também iremos intensificar nossas atividades no atendimento ao mercado de usinagem geral”.

Um dos motivos desse otimismo é a tendência de crescimento do mercado de infraestrutura no Brasil, em especial os setores siderúrgico e ferroviário, que demandam bastante usinagem pesada, um dos carros-chefe da Pramet. A linha conta com ferramentas muito específicas para aplicação nesse segmento, como é o caso das pastilhas LNUX50 – com aresta de corte de 50 mm -, de grande capacidade de remoção de material.

Para exemplificar os benefícios dessas ferramentas, Rey lembra o caso de um cliente do Interior de São Paulo. A simples troca da ferramenta e a racionalização do processo possibilitaram redução de 2/3 do tempo de usinagem: de 2h15 para apenas 45 m. “Um dos motivos da vinda da Pramet para o Brasil foi justamente o crescimento de setores como o siderúrgico e o ferroviário”, comenta Rey.

Na área de moldes e matrizes, os pontos fortes da linha são as ferramentas de alto avanço e cópia. Foi lançada recentemente a ferramenta de alto avanço com insertos de 4 arestas (ZDCW070304 – disponível a partir de diâmetro 16 mm). Combinada às tradicionais classes para área de moldes e matrizes (7010 e 7025), essa ferramenta permite contatos em aços ligados de difícil usinabilidade (H13, P20 etc.) de até 4 horas, com dados de corte bastante agressivos. Outra novidade são as classes 7205 e 7215 que usinam materiais até 60 Rockwell C e que também podem ser utilizadas em usinagem geral.

Para marcar definitivamente a presença da marca Pramet no mercado brasileiro, faltava a participação na principal feira do setor, a Feimafe. Em 2009, não foi possível, devido à desistência da maioria das empresas do setor. Em 2011, a empresa estará presente, com suas novidades em fresas e brocas de metal duro inteiriço e toda a sua linha. Mas, para o diretor-geral, a principal novidade será a própria empresa. “Vamos mostrar toda a nossa linha. Mas nosso grande lançamento será a própria Pramet”, afirma.

SOROCABA – A Pramet chegou a Sorocaba no final de 2008, iniciando suas operações de importação nos primeiros meses de 2009. Mas porque uma empresa da República Tcheca, entre tantas outras cidades no Interior de São Paulo, escolheria Sorocaba para se instalar? Além de contar com várias empresas nacionais de pequeno e médio portes, a cidade é a sede nacional de três outras multinacionais (Walter, Seco Tools e Kyocera).

A explicação é simples. A Pramet pertence ao mesmo grupo que a Seco Tools e a direção mundial entendeu que a proximidade facilitaria a estruturação da empresa, inclusive em caso da necessidade de desenvolvimento de ferramentas especiais.

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