São Paulo, 05 de maio de 2024

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21/03/2011

Walter investe em novo prédio e ampliará capacidade

(20/03/2011) – Em 2011, a Walter do Brasil completa 15 anos de atividades no Brasil. Para dar sequência a sua trajetória de crescimento no País, a companhia está investindo em novas instalações que irão lhe permitir a expansão de sua capacidade industrial. A transferência deve ocorrer no segundo semestre.

Carlos Eduardo Baptista, diretor-presidente da Walter do Brasil, explica que ao longo desses 15 anos de Brasil à cada necessidade de aumento das instalações a empresa incorporava galpões vizinhos. Como resultado, foram criados alguns “labirintos” nas instalações atuais. O novo prédio, em fase de projeto de reforma, com 4.200 m² de área construída (praticamente o dobro do atual), não só irá solucionar esses problemas de logística interna, como abrirá espaço para a ampliação da capacidade industrial.

Baptista prefere não dar detalhes do novo projeto. “Por enquanto, o que posso dizer é que estamos ampliando nossa capacidade física de expansão”, diz. Segundo o diretor, a empresa tem investido continuamente na fábrica de especiais e no Regrinding Center, voltado à afiação e recondicionamento de ferramentas de PCD e PCBN. Em 2011, novos equipamentos devem ser incorporados à fábrica.

Mas o diretor faz questão de frisar que o mais importante foi o programa de capacitação das equipes levados a cabo nos dois últimos anos. “Hoje mais de 50% dos técnicos dessa área têm treinamento no exterior”, afirma. “As ferramentas especiais da Walter do Brasil são hoje produzidas da mesma maneira com que são fabricadas na matriz. Nossos sistemas estão interligados”, enfatiza, lembrando que esse trabalho resultou em prazos mais próximos das exigências atuais do mercado.

Essa ênfase no treinamento e capacitação das equipes também ocorreu no Departamento Comercial, que adotou novo posicionamento com foco por segmentos (automotivo, aeroespacial, moldes e matrizes…). A empresa formou especialistas em cada um dos segmentos “com direcionamento técnico voltado ao produto acabado do cliente”.

Outro ponto importante para Baptista foi a consolidação das linhas de rotativas dentro da estrutura da empresa. “Esse processo demandou um bom tempo desde a fusão com as marcas Titex e Prototyp, mas hoje posso dizer que nossa equipe comercial já criou uma identidade com as linhas de rotativas e estamos mais fortes nessa área, como os resultados mostram”.

Com esse conjunto de ações, somado às “surpresas” que empresa pretende apresentar na Feimafe e ao bom momento da economia, Baptista espera alcançar bons resultados em 2011. “Acredito que será um ano de crescimento significativo para a Walter no Brasil, o que aliás já foi confirmado nos primeiros meses do ano”.

SOROCABA – Baptista conta que quando a Walter decidiu instalar-se no Brasil foi estimulada por empresas alemãs já presentes no Brasil a buscar alternativas fora da Capital de São Paulo. Avaliando o interior do Estado, a decisão recaiu sobre Sorocaba, especialmente devido à excelente logística, proporcionada pelas ligações com as principais rodovias e a proximidade com o aeroporto de Viracopos.

“Além disso, naquela época a prefeitura se mostrava disposta a investir em infraestrutura para suportar a implantação de novas instalações industriais na cidade”, conta Baptista. Desde então, em sua opinião, a cidade vem tentando atender as necessidades do setor industrial, embora ainda fique a dever em alguns quesitos, como hotéis e centros de negócios.

Atualmente, a filial brasileira da Walter conta com mais de 80 colaboradores, entre diretos e representantes. Presente em todo o País, a rede de distribuição é formada por mais de 20 empresas.

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