
(15/05/2022) – No estande da Liebherr na Feimec, o grande destaque era a máquina geradora de engrenagem LC 300, remanufaturada pela empresa no Brasil. Desde 2021, a companhia vem remanufaturando máquinas-ferramenta por meio do programa Reman, que está em operação na planta de Guaratinguetá (SP) para atender o mercado nacional.
A máquina – com curso axial de 600 mm – admite peças com diâmetro máximo de 300 mm e de até 100 kg. Veja outras características:
- Módulo- 12 / 7 mm
- Curso transversal da ferramenta – 200 / 300 mm
- Diâmetro do caracol – 160 mm
- Curso de fixação – 235 / 335 mm
- Velocidade do caracol – 4.500 min-1
Se por um lado a falta de componentes eletrônicos é um problema para a manufatura de máquinas, por outro, ele favorece a remanufatura. De acordo com Rodrigo Manzano, gerente das divisões de Máquinas-Ferramenta e Automação da Liebherr no Brasil, atualmente a principal dificuldade em relação às vendas é o prazo de entrega dos equipamentos, que foram muito dilatados por conta da escassez de componentes eletrônicos. “Com os prazos muito estendidos, o cliente acaba olhando para o que a gente tem para pronta entrega. Então, isso ajuda a gente a vender máquinas remanufaturadas. Porém, se essa situação não melhorar, no próximo ano vamos ter dificuldades para achar peças para as nossas máquinas”, comenta Manzano.
Luis Claudio Marcondes da Mota, gestor pós-vendas das divisões de Máquinas-Ferramenta e Automação da Liebherr no Brasil, destaca que a empresa é a primeira fabricante a tomar a decisão de criar uma área de remanufatura. “Isso chama muito a atenção porque empregamos qualidade e, mesmo diante deste cenário de falta de componentes eletrônicos, conseguimos atender os clientes com prazos mais curtos. Além disso, é a oportunidade de estarmos recolocando máquinas da Liebherr no mercado, dando oportunidades para os clientes renovarem seus parques industriais”, explica.
Em relação às metas de vendas estabelecidas para 2022, Manzano afirma que a empresa segue dentro do planejado. “O ano de 2020 foi melhor do que 2021 porque tivemos um projeto específico que alavancou os negócios. Então, em comparação ao ano de 2019, já que 2020 foi atípico, nós crescemos 15 no ano passado”, detalha. A perspectiva para 2022 é de crescimento igual ou superior ao de 2021.
Para saber mais sobre o programa Reman, acesse https://www.usinagem-brasil.com.br/49409-programa-de-remanufatura-liebherr-chega-ao-brasil/