O crescimento verificado no mercado de Santa Catarina levou a Sandvik Coromant a ampliar o número de técnicos para atender o mercado catarinense. A empresa está colocando cinco novos técnicos para atuar no Estado. “Com o aumento da demanda, estamos também ampliando nosso corpo técnico em Santa Catarina para evitar que haja uma queda no nível de qualidade de nossos serviços”, justifica Cláudio Camacho, diretor da Sandvik Coromant, lembrando que a empresa conta também com três representantes no Estado.
Camacho informa que, além do atual aquecimento do mercado em Santa Catarina, já vinha ocorrendo aumento no volume de serviços de usinagem. “Empresas como a Tupy, por exemplo, hoje entregam seus produtos acabados, fundidos e usinados”, explica.
Outro dado que não passou despercebido pela Coromant para a ampliação do quadro de técnicos em Santa Catarina foi a decisão da General Motors de instalar uma fábrica de motores em Joinville. “A vinda da GM vai intensificar ainda mais a tendência de crescimento do mercado catarinense”, avalia.
NOVOS PRODUTOS – Na Feira F+M+U, a empresa aproveitou para antecipar algumas novidades que serão apresentadas nos CoroPaks, eventos de lançamento das novas linhas que serão realizados no Brasil a partir desta semana. Uma delas é a nova classe 4205, que completa a substituição das classes 4000 pela 4200, batizada de ANIG – A New Insert Generation.
Segundo Aldeci Vieira Santos, gerente de Treinamento Técnico da Coromant, em comparação à 4005 a nova 4205 amplia o campo de atuação da ISO, ao oferecer maior resistência ao desgaste e maior tenacidade. “Com isso evita o lascamento, permitindo maiores velocidades de corte e maiores profundidades”, explica. A 4205 é ideal para o torneamento de aços com altas velocidades de corte e para altas taxas de remoção de metal sob condições estáveis.
Santos informa que a primeira classe da família ANIG, a 4225, foi lançada há dois anos, trazendo, entre outras novidades, um novo conceito de geometria, diferentes camadas estruturais e cobertura jateada. Segundo gerente, o processo de jateamento realizado na superfície das pastilhas reduz o coeficiente de atrito e possibilita a obtenção de arestas com fio de corte mais positivo. A família ANIG é composta, além da nova 4205, pelas classes 4215, 4225 e 4235.
Na feira, a Sandvik também destacou a fresa CoroMill 490, que traz um novo conceito de fresa, e a CoroTurn HP (high pressure), voltada para a usinagem de materiais resistentes ao calor. “Essa ferramenta permite que o jato do refrigerante crie uma cunha entre a ferramenta e o cavaco, evitando que as altas temperaturas danifiquem a ferramenta, além de ajudar na formação do cavaco”, informa.