(22/02/2015) – O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) inaugurou recentemente o Laboratório de Mecânica e Usinagem Avançada (LMUA), destinado a apoiar o polo de metalmecânica do Estado. O LMUA será essencial para o crescimento e a consolidação de micros, pequenas e médias empresas da área e também atuará na formação de profissionais especializados.
“O laboratório funcionará como ambiente compartilhado e ficará aberto 24 horas, 365 dias por ano, à disposição das micro, pequenas e médias empresas, oferecendo máquinas e serviços que possibilitem que elas se estabeleçam como fornecedoras para a indústria de metalmecânica seja na área naval, de petróleo e gás, automotiva, dentre outros segmentos”, explica o engenheiro naval e gerente do LMUA, Marcos Pereira.
Equipado com máquinas modernas cedidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), o laboratório oferecerá uma gama de serviços em diversas frentes, como projeto mecânico e de dispositivos, integridade estrutural, engenharia de fabricação e usinagem mecânica. O LMUA será compartilhado com empresas, empreendimentos incubados e universidades, além de oferecer capacitação para profissionais que irão atuar na área de metalmecânica. “Queremos contribuir para o desenvolvimento industrial não só do ponto de vista de produtos e processos, mas também de pessoas”, destaca Pereira.
“O Itep está buscando a integração com os empreendimentos de metalmecânica do Estado”, acrescenta Frederico Montenegro, presidente do instituto. O LMUA faz parte de uma série de ações a serem implementadas pelo instituto por meio da nova Gerência de Metalmecânica e Materiais (GEMM), que também está incumbida de desenvolver as ações de instalação do Parque Tecnológico de Metalmecânica (PTMM), que contará com cinco hectares no Complexo Industrial de Suape.
Empresas interessadas em firmar parceria com o LMUA podem entrar em contato com a Gerência Comercial e de Marketing do Itep pelo e-mail: [email protected].