
(15/02/2015) – A Metal Work, fabricante de equipamentos pneumáticos para automação industrial, apresenta novo conceito em fixação ao ampliar a linha Vlock. O novo sistema permite acoplar estruturas e elementos diretamente uns aos outros, reduzindo a necessidade de estruturas mecânicas e elementos de fixação, o que diminui de forma significativa os tempos em projetos, montagem e confecção de suportes para fixação.
Segundo Hernane Cauduro, diretor da Metal Work, a mais recente inclusão de novos produtos nesta linha, que possibilita a construção de manipuladores e sistemas automatizados completos de forma modular, aumentou de forma sensível as possibilidades de adaptação de elementos diferentes ao padrão Vlock. O diretor comenta que as inovações desenvolvidas em 2014 agora permitem que os elementos da linha sejam conectados com demais componentes inclusive entre diferentes marcas, possibilitando assim a interface de forma modular com uma gama muito grande de produtos.
Como exemplo, o Cauduro explica que os produtos do sistema Vlock permitem acoplar diretamente, sem necessidade de nenhum tipo de usinagem, uma guia linear com rolamentos de esferas circulantes a uma estrutura modular em perfis em alumínio, em poucos minutos e de forma precisa. “Uma célula de montagem de componentes eletrônicos pode ser montada usando elementos da linha Vlock com interface com outros produtos de diversas famílias, como, por exemplo, eixos elétricos, garras pneumáticas, pinças, ilhas de válvulas com protocolos de comunicação fixados diretamente sob barramentos das máquinas, sem necessidade de painéis e estruturas mecânicaschr38rdquo;, detalha Cauduro, ressaltando que o sistema permitiu a produção de uma célula de montagem de produtos eletroeletrônicos em 72 horas.
O sistema é formado por elementos básicos, como: elementos de fixação, adaptadores, acessórios e partes sobressalentes; atuadores lineares, como cilindros sem haste, guia linear compacta de precisão e unidade de guia série GDH-K e GDM-K. Atuadores rotativos série R3K e série R3K com absorvedores de choques externos eixos elétricos da família Elektro também integram o sistema pinças com duas garras paralelas ou com duas garras angulares, em diferentes modelos, além de sensores e acessórios para pinças.