(05/10/2014) – O Senai inaugurou no último dia 30 de setembro o Laboratório de Excelência em Tecnologia de Soldagem. Integrado ao Centro de Tecnologia Senai Solda (CTS Solda), no Rio de Janeiro, o laboratório é resultado de parceria entre Senai, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Petrobras.
De acordo com o Senai, trata-se do mais moderno laboratório de soldagem da América Latina. Com investimento de R$ 12 milhões, será utilizado para o desenvolvimento de pesquisas voltadas às necessidades das indústrias, em especial as que formam a cadeia produtiva de petróleo e gás.
Maurício Ogawa, gerente do CTS Solda, explica que o laboratório também vai auxiliar na formação de mão de obra qualificada. “Nosso objetivo é dar todo o suporte para as empresas nos trabalhos de soldagem, integridade e inspeção, prestando serviços de alto valor agregado, para que elas tenham cada vez mais competitividade e segurança. Também temos simuladores de processos de soldagem para serem usados na qualificação dos profissionais”, informa.
O laboratório possui a única célula de soldagem a laser da América Latina com 16 kW de potência, o que a torna a mais potente para pesquisa e desenvolvimento de processos de soldagem do Continente. O equipamento foi desenvolvido pela Trumpf com características construtivas e de tecnologia embarcada de última geração. “É uma das mais avançadas do mundo”, assegura João C. Visetti, diretor-presidente da Trumpf do Brasil.
A célula permite a solda híbrida, combinação de dois processos de soldagem (MIG, que utiliza fio de cobre, estanho ou alumínio, e o laser) em uma única aplicação, acelerando não só a velocidade como a qualidade final do trabalho e diminuindo etapas do processo. O equipamento permite ainda utilizar o processo de solda por deposição em materiais do tipo CRA (Corrosion Resistant Alloys) usados na indústria de óleo e gás, muito importantes na exploração de águas profundas, como o pré-sal. Também é possível fazer a solda laser convencional, com a vantagem de poder utilizar máxima potência do laser para solda de materiais mais espessos, características de aplicação nas indústrias naval e de óleo e gás.
“Por englobar todas as modernas tecnologias de soldagem em um único lugar, o laboratório vai ser utilizado para o desenvolvimento de forma integrada de pesquisas nas áreas de união de materiais, de integridade e de caracterização dos materiais. Os estudos para o desenvolvimento de tecnologias ligadas aos novos materiais são importantes, principalmente, com o avanço da exploração em águas profundas, na camada pré-sal”, informa comunicado distribuído à imprensa pela Firjan.