
(15/06/2014) – A simplificação das regras do Finame para compra de caminhões, alterada na segunda metade de abril, surtiu efeito sobre as vendas em maio. Os emplacamentos tiveram alta de 16,8% em comparação com o mês anterior. O volume de negócios também superou levemente o registrado em maio de 2013: 0,6%. A nova regra extingue o limite para a concessão de crédito a grandes empresas e o valor de entrada caiu de 20% do financiamento para 10%.
Os veículos médios registraram o maior crescimento: 40% ante ao mês anterior. Um dos motivos foi a grande variação registrada pela Agrale que em abril produziu um caminhão ante a 36 neste mês e registrou alta de 300%. Caminhões leves estão na segunda posição com alta de 22%. Pesados e semipesados registraram alta de 15,5% e 12%, respectivamente. O único segmento que registrou resultado negativo foi o de semileves, com queda de 7,4%.
Em maio foram produzidas 12,7 mil unidades contra as 10,9 mil de abril, alta de 3,1%. A produção nos cinco primeiros meses deste ano esteve 12,5% menor do que no ano passado, quando 77,4 mil caminhões deixaram as fábricas – este ano o volume chegou a 67,8 mil.
As exportações encerraram o mês com recuo de 11%, ao se comparar os 1,6 mil caminhões de maio com os 1,8 mil de abril, e contração de 38,2% ante as 2,6 mil unidades enviadas para o exterior em maio de 2013. O resultado do acumulado de 2014, com 8,2 mil unidades, ficou 7% abaixo das 8,8 mil unidades de 2013.