(20/06/2010) – A Metalpó, que atua no segmento de metalurgia do pó, produzindo pós metálicos não-ferrosos e peças sinterizadas, adquiriu, no início de junho, equipamento de eletroerosão para sua área de ferramentaria. O objetivo do investimento é o de ganhar velocidade e precisão, agregando maior qualidade ao produto final na linha de produção da fábrica.
O equipamento, fabricado pela Agie Charmilles, será empregado na produção de perfis em machos, punções e matrizes usados na conformação de peças fabricadas por metalurgia do pó. “A conformação por eletroerosão de penetração está entre os métodos mais sofisticados e utilizados pela indústria e ganhou espaço considerável nos últimos anos”, declara Silvio Bartoletti, gerente de Engenharia da Área de Projetos da Metalpó.
Segundo Bartoletti, a aquisição do equipamento foi necessária para que a área ganhasse mais força na produção de peças. “A fabricação de produtos mais complexos nos exigiu uma atualização técnica. Este recurso fará com que a área obtenha maior velocidade, o que certamente impacta no atendimento ao cliente, com a redução dos prazos de entrega”, explica.
Entre outros benefícios gerados pela instalação máquina de eletroerosão, de acordo com o engenheiro da Metalpó, destacam-se a economia na compra de serviços terceirizados, obtenção de um estoque de componentes de reserva e uma alavancada no atendimento à própria fábrica. “Inovações tecnológicas precisam ser implementadas para acompanhar evolução do mundo globalizado”, acrescenta.
O gerente explica que, na usinagem por eletroerosão, a peça permanece submersa em um líquido e, portanto, há rápida dissipação do calor gerado. No processo, não há força de corte, pois ocorre contato entre a ferramenta e a peça, eliminando assim as tensões comuns que ocorrem nos processos de usinagem.
Ainda segundo o gerente, como vantagem adicional, o processo permite controle rigoroso da ação da ferramenta sobre a peça usinada, “graças a um servomecanismo que reage rapidamente às pequenas variações de intensidade de corrente, tornando-o adequado para atender às exigências atuais de qualidade e produtividade, com grande aplicação na confecção de matrizes para estampos de corte, moldes de injeção, cunhagem e fabricação de ferramentas de metal duro”.