(20/06/2010) – Há 15 anos, a Siemens PLM Software (então UGS) promoveu seu primeiro encontro de usuários no Brasil. O número de participantes não chegava a duas dezenas. Na semana passada, em São Paulo, a empresa promoveu o Siemens PLM Connection Brasil 2010 com a presença de cerca de 500 participantes.
Paulo Leal da Costa, vice-presidente de Operações para a América do Sul, diz que a empresa segue em processo de ascensão, devendo fechar o atual exercício com crescimento em torno de 30%. Na área de manufatura digital os resultados são ainda mais significativos. Nos oito meses do atual ano fiscal o volume de negócios já dobrou em relação ao anterior. “Nessa linha esperamos crescer 150%”, frisa Costa.
Segundo o executivo, essa área tem recebido destaque especial da filial sul-americana da Siemens, investindo em divulgação, demonstrações. No Siemens PLM Connection não seria diferente, com a apresentação da palestra Digital Manufacuting, por Ralph Reddick, da Siemens PLM EUA. Reddick discorreu sobre vantagens e benefícios do Tecnomatix, o software modular para a área de manufatura digital. “O Tecnomatix permite às empresas impulsionar a produtividade na fabricação em diversas áreas do ambiente de manufatura, como o layout da fábrica e utilização do espaço, fluxos de trabalho manuais e fluxo de materiais”, disse.
Outro destaque do evento foi a apresentação realizada por um grupo de funcionários da Comil, fabricante de carrocerias de ônibus, de Erechim (RS). O grupo apresentou os avanços obtidos com as ferramentas NX 5 e Teamcenter, que utilizam desde 2007. Entre os benefícios, apontaram ganhos com a integração entre as áreas, padronização de partes e peças, melhorias na qualidade e redução do tempo de projeto. Antes eram precisos dois projetistas trabalhando três dias para projetar uma carroceria. Com as inovações, a criação de templates e outros arranjos feitos pelo grupo, atualmente uma pessoa pode projetar uma carroceria em apenas um dia.
NOVO NX – No evento também foi lançado o novo NX, software de CAD/CAM/CAE da Siemens PLM, em sua versão 7.5. Um dos pontos principais da nova versão é a melhora significativa na simulação digital do ciclo de vida, com modelagem de maior eficiência e ampliação da gama de soluções integradas, incluindo análise de durabilidade, correlação de modelos, entre outras novidades.
Já a palestra “Solid Edge – Vision and Direction”, apresentada por Dan Staples, da Siemens PLM EUA, apresentou as principais novidades que estarão presentes na nova versão do software de CAD Solid Edge, a ST.3, que será lançada em outubro próximo.