(13/06/2010) – Desde maio, a filial brasileira da Guhring está sob nova direção. Flávio Braga, ex-Emuge-Franken, assumiu o cargo de diretor-geral da Guhring Brasil. E entrou com o pé direito: a filial registrou no mês passado o melhor faturamento mensal desde sua instalação no País, há 20 anos.
Braga classifica o resultado de “extremamente positivo”. Além da recuperação do mercado nacional, o diretor credita o bom desempenho da filial brasileira a algumas ações, como a abertura de sete novas áreas de representação, o sequenciamento da linha de produção (que reduziu as paradas de máquinas e aumentou a eficiência em 30%), além de medidas administrativas, como a extensão do faturamento e a importação até o último dia do mês, prática comum no mercado brasileiro, mas que não era realizada na Guhring Brasil.
O novo diretor-geral conta que a fábrica de ferramentas rotativas de Diadema (SP) está no momento operando com 100% da capacidade. “Aumentamos a produtividade e agora estamos recebendo três novas retíficas CNC da Alemanha para aumentar a capacidade produtiva”, informa.
A unidade de Joinville (SC) também está sendo ampliada, tendo recebido duas novas retíficas e “está sendo preparada para se tornar uma referência em afiação no Sul do País”. Para tanto, está adotando novo sistema de logística, que lhe permitirá prestar serviços de alta qualidade com prazos bastante agressivos. “O objetivo do novo sistema é o de possibilitar o atendimento de qualquer cliente da Região Sul em até sete dias”, observa.
Outra novidade, já implantada, é a criação de um departamento comercial específico para o atendimento da área de serviços. “Uma de nossas metas é ampliar a participação da Guhring na área reafiação”, explica.
Braga adianta que no próximo mês viaja para a Alemanha para uma série de reuniões na matriz. Entre os temas desses encontros estão novos investimentos no Brasil, que podem incluir a vinda de novas linhas de produção para o País. “Existem boas possibilidades de passarmos a produzir também ferramentas de PCD no Brasil”, comenta.