(30/05/2010) – Alisbex. Esse é o nome de um dos mais recentes desenvolvimentos da FerSart, fabricante de ferramentas instalada em Campo Magro (PR). Trata-se de uma broca alisadora de quatro canais que fura em cheio materiais como ferro fundido e alumínio, oferecendo acabamento de 0,4/0,5 RA. O nome é uma referência a Isbex, como eram chamadas as primeiros insertos alisadoras.
A ferramenta é a terceira patente obtida pela FerSart em seus 10 anos de operações, completados no início de 2010. Os outros desenvolvimentos patenteados da empresa são a broca alargadora, de 6 e 8 canais, com capacidade para furos de 30 H7, e a TecSart, máquina de medição por imagem apresentada na Feira da Mecânica e que já está em operação na Fiat Powertrain, Oerlikon Balzers e Indaço, entre outros clientes.
Egberto Sid Sartori, diretor-geral da FerSart, conta que a máquina foi desenvolvida para uso próprio na empresa na produção de ferramentas especiais, mas acabou atraindo o interesse de compradores. Sartori explica que a TecSart “funciona a partir de um software acoplado a lentes e câmaras que ampliam e capturam imagens, oferecendo informações precisas sobre dimensões geométricas”.
A principal vantagem da máquina é que concentra várias funções, como as de projetor de perfil, pré-setter, microscópio, máquina tridimensional, máquina de medição de circularidade, de cilindricidade e rugosímetro. “Assim, além da qualidade e precisão, oferece economia de tempo, espaço e investimento”, frisa Sartori.
Além de medir ferramentas, a TecSart pode ser empregada no uso de peças usinadas durante o processo – caso de virabrequins, por exemplo. Sartori conta que a máquina utiliza software produzido na Alemanha, pelo qual paga royalties, e é capaz de emitir relatórios impressos ou online. “Em todas as feiras que participamos nos últimos dois anos vendi uma máquina. Nesta Mecânica estamos com três negócios próximos do fechamento”, informa.
O diretor-geral da FerSart conta que iniciou sua carreira no setor como projetista de ferramentas há 43 anos. Foi professor de projeto de ferramentas de 1973 a 1976 na EscolaTécnica Industrial Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo (SP). Trabalhou em várias empresas no ABC paulista até se transferir para o Paraná, nos anos 80, quando foi montar o departamento de usinagem de motores da Volvo. Também no Paraná foi um dos fundadores da fábrica de ferramentas Petroleum Precisa.
Instalada em área de 2 mil m², contando com quatro afiadoras CNC e várias máquinas convencionais, a FerSart tem capacidade de produção mensal de 11 mil ferramentas. A empresa atua nos segmentos de ferramentas rotativas especiais e standard, serviços de recondicionamento de ferramentas e usinagem.