(16/05/2010) – A Festo Automação anunciou na semana passa, durante a Feira da Mecânica, que irá ampliar a fábrica que mantém em São Bernardo do Campo (SP). O investimento total será de R$ 25 milhões. A planta, hoje com 44 mil m², ganhará outros 13 mil m², sendo 4.700 m² de área construída.
A nova área está prevista para entrar em operação em 2012. “Vamos triplicar a capacidade de produção em cinco anos”, afirmou Valdomiro Modena, presidente da Festo. Com a expansão, haverá incremento de 35% no quadro de funcionários, com contratações nas áreas de manufatura, engenharia de processos, planejamento de produção, administração e vendas.
Modena explicou que a filial brasileira é um Centro de Produção de Válvulas Mecânicas e Manuais e de Atuadores. A partir de 2012, novos itens dentro dessas linhas passarão a ser produzidos no Brasil, em especial os de melhor desempenho em conservação de energia e meio ambiente. Dos cerca de 40 mil produtos do portfólio da Festo, cerca de 8 mil são produzidos localmente. “Estamos avaliando novas linhas para produzir no Brasil. Estão em estudo os produtos eletrônicos. Mas este será um próximo passo”, adiantou Modena.
MERCADO – O presidente informou ainda que além do melhor desempenho no mercado brasileiro, a filial tem ampliado as exportações nos últimos meses para os demais países da América Latina e Estados Unidos. Após uma queda de 12% no faturamento em 2009, Modena espera fechar 2010 no mesmo patamar de 2010, quando a Festo Brasil faturou R$ 250 milhões.