(16/05/2010) – A principal novidade no estande da Haas Automation era o centro de torneamento ST-30. Trata-se do primeiro modelo lançado no Brasil da nova linha ST da empresa norte-americana. A linha ST vem substituir a SL. Já esta disponível também o modelo ST-20. Na feira IMTS, em Chicago, devem ser apresentados os modelos 10 e 40, completando a substituição.
Segundo Tadeu Evangelista, diretor de Operações da Haas Factory Outlet no Brasil, a linha ST traz algumas características otimizadas em relação à SL, como a eficiência no escoamento de cavacos, no volteio da máquina e na repetibilidade da peça acabada. Outra alteração citada é a mudança da geometria de contra-ponta para o apoio de peças de maior porte. “O resultado desse conjunto de alterações é uma máquina mais rígida e de maior qualidade na usinagem de peças”, explica, frisando que apesar disso o custo foi mantido igual ao da SL.
De alta performance e alto toque, o ST-30 foi projetado para fornecer capacidade de corte pesado, com extrema rigidez e alta estabilidade térmica. Com fuso de 30 HP e 3.400 rpm, está disponível com sistema de presseter de ferramentas automático que checa as medidas da peça e monitora a quebra e o desgaste da ferramenta. É equipado com torre Bolt-On com 12 estações (opcionalmente pode ser equipado torre VDI ou torre híbrida BOT/VDI, ambas de 12 estações).
FEIRA – O estande da Haas na Mecânica recebeu bom nível de visitação, “em resposta ao nosso trabalho pré-feira e às condições de financiamento exclusivas para o evento”, comenta o diretor, frisando que o retorno foi muito positivo, mas dentro do projetado.
Para Tadeu Evangelista, um dos aspectos positivos do evento foi o de demonstrar claramente o otimismo do mercado. “Fizemos um número de contatos muito grande. Os clientes estão nos buscando, demonstrando o interesse concreto de realizar investimentos”.