(09/05/2010) – A Mazak Sulamericana projeta crescimento da ordem de 35% em 2010, em comparação ao ano passado, tanto no volume de máquinas vendidas quanto no faturamento, em razão da retomada da economia brasileira e a volta dos investimentos produtivos.
Conforme Giuliano Salin, supervisor de Vendas, com essa expansão, as vendas da Mazak retornariam à média de vendas da empresa nos últimos quatro anos, de cerca de 250 unidades de máquinas/ano – exceto 2008, considerado um período absolutamente excepcional. “Em 2008, até setembro, já havíamos vendido cerca de 400 máquinas no Brasil”, recorda.
Atualmente, explica o supervisor, a Mazak Sulamericana está focando os segmentos de óleo e gás, mineração, moldes e matrizes e geração de energia, sem esquecer das empresas que fazem parte da cadeia automotiva, aeroespacial e agrícola. Para atender as necessidades desses segmentos, a empresa tem lançado muitas novidades, como as apresentadas no Open House realizado nos dias 8 e 9 de abril, nas instalações de Santa Bárbara d´Oeste (SP),para um público de 300 pessoas, de cerca de 100 empresas diferentes.
Entre as novidades apresentadas, destacam-se o centro de usinagem vertical Nexus, modelo VCN 530 C-DM, voltado para a indústria de moldes e matrizes; o torno Horizontal Quick Turn Smart QSM-200, para a indústria em geral; e o torno vertical Mega Turn Nexus MTN-900, para a usinagem pesada.
Salin explica que a linha Nexus se caracteriza pela orientação à produtividade e que a Mazak conta com modelos para empresas de todos os portes. Já a linha Quick Turn Smart (QSM) é composta de centros de torneamento CNC compactos, projetados para apresentar alta perfomance e baixo custo, comparados aos produtos da mesma categoria. “Os produtos da série Quick Turn Smart conquistaram a segunda colocação no `One of the Best 10 Products in Japan in 2009´, prêmio organizado pela Nikkan Kogyo Shimbun, publicação especializada em indústria do Japão”, informa, frisando que da premiação participaram 82 novos produtos, fabricados por 72 empresas.
De acordo com o supervisor de Vendas, a Mazak tem base instalada de cerca de 2 mil unidades de máquinas no Brasil, sendo considerada uma das mais bem-sucedidas empresas de origem japonesa do ramo de máquinas-ferramenta que atuam no Brasil. “Existe grande variedade de máquinas produzidas pela Mazak em fábricas brasileiras. Porém, mais recentemente, as famílias de máquinas para usinagem cinco eixos, como a Variaxis e Integrex, vêm ajudando a empresa a ampliar o market-share”, salienta.
A Mazak foi uma das primeiras empresas a disponibilizar máquinas de cinco eixos no mercado nacional e vem conseguindo participar de projetos importantes com grandes empresas nacionais e multinacionais. Na opinião de Salin, um dos motivos que têm permitido à Mazak ter sucesso em novas concorrências – e conservar clientes tradicionais – está nos serviços que oferece aos usuários. “Mantemos não só um showroom de máquinas em nossa unidade Santa Bárbara d´Oeste, como também amplo estoque de peças de reposição, para pronto atendimento”, explica.
EMPRESA – A Mazak Sulamericana é subsidiária da Yamazaki Mazak Corp., uma das mais importantes fabricantes mundial de máquinas e equipamentos. Fundada no Japão, em 1919, a empresa vem se internacionalizando desde a década de 70 e hoje mantém fábricas no Japão, Inglaterra, Cingapura e EUA e China, além de 76 centros tecnológicos e técnicos em diversas partes do mundo.
No Brasil, a unidade de Santa Bárbara é um centro tecnológico (possui estrutura engenharia de vendas e aplicações, assistência técnica, peças de reposição e show room). A recém-inaugurada unidade de Caxias do Sul (RS) é um centro técnico (possui estrutura engenharia de vendas e show room). A Mazak Sulamericana é a responsável pelos negócios da empresa em toda a América do Sul, sendo que o Brasil representa cerca de 95% de seu volume de negócios.