(25/04/2010) – A fábrica da Dormer Tools, no bairro de Interlagos, em São Paulo, está sendo preparada para receber uma nova linha de produtos: os machos multiaplicação Spectrum. Recém-lançada na Europa, a linha é inteiramente nova, desde a matéria-prima utilizada (HSS sinterizado com vanádio) até a geometria de corte, e passará a ser produzida no Brasil no segundo semestre.
“Para trazer essa linha para o Brasil foram necessários pesados investimentos em maquinário e equipamentos de controle de qualidade”, observa Salvador Fogliano Jr., diretor responsável pelos negócios da Dormer na América do Sul, sem revelar o total dos recursos investidos. Uma área de 600 m² da fábrica foi reformada e começa a receber na próxima semana 14 retíficas CNC que estão sendo importadas da Europa, além de duas máquinas de gravação a laser e equipamentos de medição e controle.
“Como se trata de uma linha que requer determinadas condições, nós preparamos uma linha de produção totalmente nova para atender às necessidades de fabricação dos machos Spectrum”, acrescenta Francisco Campos, diretor Industrial da Dormer. “Já estamos com toda a infraestrutura pronta para receber as novas máquinas”. A produção terá início no segundo semestre. Como se trata de um produto global, as primeiras unidades passarão por testes e análises na Dormer Europa.
A linha será apresentada em pré-lançamento durante a Feira da Mecânica, nos estandes de distribuidores da marca. O lançamento oficial está marcado para setembro. “Temos uma excelente expectativa em relação à linha Spectrum no Brasil”, comenta Fogliano. Segundo o diretor, embora medições comparativas de performance com machos sejam de difícil realização, “salta aos olhos” os benefícios e vantagens da nova linha. “Podemos dizer que a performance é fortemente positiva comparativamente aos produtos que se encontram no mercado, inclusive com as demais linhas da Dormer”.
Podendo usinar materiais como aço, aços ligados, inox, ferro fundido, cobre e alumínio em profundidade de rosqueamento de até 2,5 x D, os machos Spectrum recebem tratamento superficial que reduz a adesão de material na aresta de corte. Desenvolvidos para processos de produção contínua, têm como característica o perfil de corte com três raios, o que facilita a formação de cavacos estreitos e regulares. Além disso, conta com ângulo de saída constante ao longo de todo o canal, o que facilita o escoamento dos cavacos.
De acordo com Fogliano, nos últimos três anos a Dormer Brasil tem ampliado sua participação no mercado de machos e machos-máquina. “Nessa linha temos crescido cerca de 30%, ao ano, acima do crescimento do mercado”, afirma. “A Spectrum deve acelerar ainda mais nossa velocidade de aumento de participação no segmento de machos-máquina”.
Para o diretor da Dormer, é evidente a recuperação do mercado de ferramentas no Brasil, em especial no segmento de rotativas. “Esse processo começou a despontar em janeiro e tem se mantido constante desde então”, informa. “Acredito que no final do terceiro trimestre ou início do quarto o mercado brasileiro já tenha retornado aos patamares de 2008”.