(18/04/2010) – Fabricante de ferramentas especiais e prestadora de serviços de afiação, a Jedel estabeleceu como meta crescer 40% em 2010. No primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2009, o faturamento cresceu 30%. “Já estamos muito perto do volume obtido nos momentos de pico de 2008”, afirma Rodrigo Luciano Domingos, gerente Técnico-Comercial.
As condições para essa rápida recuperação, a Jedel começou a construir no ano passado, quando – em meio à crise – decidiu diversificar os seus serviços de afiação. A empresa de Santo André (SP) investiu cerca de R$ 800 mil para acrescentar ao seu portfólio de serviços a reafiação de brochas cilíndricas e planas e fresas-caracol. Os investimentos se deram basicamente nas áreas de logística, informática e controle dimensional. Para este ano, a Jedel planeja a aquisição de uma retifica CNC para auxiliar na produção das ferramentas rotativas e especiais.
Domingos lembra que a Jedel está completando 15 anos de atividades em 2010. No início, com três funcionários e três clientes (hoje são 75 funcionários), atuava apenas na reafiação de ferramentas rotativas. “A produção teve início em 1998, em máquinas manuais, a partir da solicitação dos próprios clientes”, diz, frisando que desde então a empresa não parou mais de diversificar.
Em 2002, adquiriu a primeira máquina CNC (atualmente o parque conta com sete) deu início à produção em maior escala. Em 2003, iniciou o gerenciamento da área de reafiação da Mercedes-Benz, em São Bernardo, a princípio em parceria com a Iscar. Desde 2006, com o fim da parceria, passou a ser a única responsável pelos serviços na montadora, contando com equipe e maquinário próprios nas instalações da empresa.
O gerente lembra que a ampliação dos serviços era uma conseqchr38uuml;ência natural. “Desde o início sabemos que os clientes preferem trabalhar com uma empresa que possa atender todas as suas necessidades de reafiação. Hoje podemos dizer que estamos capacitados a atender praticamente 99% das reafiações que uma grande empresa necessita”, informa, lembrando que tem feito contatos com empresas alemãs e suíças visando ampliar o know how na área de serviços.
A linha de produtos é composta de brocas paralelas e helicoidais; escalonadas, com e sem refrigeração interna; com perfis; de centro; alargadores standard e especiais; rebaixadores, fresas de topo reto, toroidal e ball nose; cônicas e paralelas; woodruff; escalonadas; com perfis para interpolação, além de insertos perfilados intercambiáveis para torneamento e fresamento.
De acordo com Domingos, os próximos passos da Jedel são a maior divulgação da marca no Brasil e a ampliação de rede de representantes, hoje presente em apenas dois Estados, Minas Gerais e Santa Catarina. ”Estamos em contato com empresas do Paraná e de Mato Grosso, mas pretendemos entrar em pelo menos outros três Estados ainda este ano”.