(04/04/2010) – No último dia 30 de março, a Romi deu novo passo visando a aquisição da norte-americana Hardinge. A empresa brasileira lançou oferta pública para adquirir todas as ações em circulação da Hardinge Inc. por US$ 8 por ação, com data de encerramento prevista para 10 de maio de 2010.
De acordo com press-release divulgado pela Romi, “em razão da rejeição da oferta anterior da Romi pelo Conselho de Administração da Hardinge, em 18 de fevereiro de 2010, e decorrente recusa do Conselho da Hardinge em discutir uma combinação dos negócios entre as duas companhias, incluindo a falta de resposta por parte da Hardinge com relação à tentativa da Romi de iniciar um diálogo nos últimos dias, a Romi decidiu apresentar sua oferta diretamente aos acionistas da Hardinge”.
A oferta está condicionada à aceitação de pelo menos dois terços do total de ações em circulação da Hardinge. A direção da Romi avalia que, se a operação for consumada, “representará um novo e histórico passo na estratégia de diversificação e expansão da companhia”.
“Nós recebemos uma resposta positiva à nossa oferta dos acionistas da Hardinge e permanece nossa forte preferência de nos reunirmos com o Conselho da Hardinge para se chegar a uma transação mutuamente aceitável”, disse Livaldo Aguiar dos Santos, diretor-presidente da Romi. “Embora tenhamos um grande respeito pelos funcionários, pela rica história e pelo reconhecimento da marca Hardinge, nosso setor está neste momento vivendo uma mudança fundamental e permanente, tornando um desempenho financeiro forte muito mais desafiador para a Hardinge isoladamente. Se comparado com a certeza e imediata liquidez de nossa oferta em dinheiro, a habilidade da Hardinge de entregar valor equivalente ou superior aos seus acionistas como um negócio isolado e num período razoável é extremamente duvidoso”.