(28/03/2010) – Há alguns anos, a Sandvik Coromant chegou a reunir 600 pessoas para o seu tradicional evento de lançamento de produtos, o CoroPak. Hoje, com o aquecimento do mercado somado à redução de quadros, entre outros fatores, está cada vez mais difícil reunir esse número de pessoas num evento.
Para tanto, a Sandvik Coromant testou na semana passada uma alternativa, com a transmissão via Web do CoroPak 2010.1. O evento teve sede em São Paulo, no Centro Empresarial, para o qual foram convidados cerca de 200 clientes. Simultaneamente, foi transmitido para outros 21 pontos no Brasil, em sua maioria distribuidores regionais da marca nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além de escolas e também nas instalações de três empresas-clientes. Desses pontos, os clientes podiam participar enviando perguntas e questionamentos via Internet. No exterior, o evento foi acompanhado nas filiais da Argentina e Chile e na matriz, na Suécia.
chr38ldquo;Estamos buscando alternativas para levar essa mensagem para mais pessoas ao mesmo tempo”, explica Cláudio Camacho, diretor da Coromant Brasil. chr38ldquo;Já vínhamos utilizando essa alternativa há três anos, com bons resultados, em nosso CoroPak interno, para apresentar as novidades aos nossos técnicos e toda a rede de distribuição”.
NOVIDADES – Durante o evento foram apresentados alguns destaques dos cerca de 1.800 itens que estão sendo introduzidos no catálogo neste primeiro semestre. Na linha de fresamento, uma das novidades era a CoroMill 490, fresa de 90º, agora também com pastilha de 14 mm, para profundidades de corte até 10 mm (a anterior, de 8 mm, atingia 5,5 mm). Foram lançadas também duas classes para fresamento de titânio, a S30 T e S40T, de pastilhas Wiper para a CoroMill 345, para altos avanços e alta qualidade superficial no faceamento de aços.
Na linha de furação, entre as novidades estavam as brocas CoroDrill 854 e 856, com cobertura de diamante, voltadas a usinagem de materiais compostos, desenhadas para melhorar a qualidade do furo em materiais como fibra de carbono e materiais em pacotes com ligas de metal.
Destaque também para a nova classe GC1135 de rosqueamento para a CoroThread 266. Trata-se de uma classe universal – assim como a anterior GC1125 – adequada à produção mista em todos os materiais, com ênfase em aços inoxidáveis e superligas resistentes ao calor. Disponíveis nos tamanhos de pastilha de 22 mm, 27 mm e agora também em 16 mm.
Para torneamento, foram lançadas a pastilha CoroTurn TR com 0,2 mm de raio de ponta; cabeças de corte com CoroTurn SL e refrigeração HP; barras de mandrilar antivibratórias em metal duro com Coromant Capto e unidades de fixação frontal em barras de mandrilar antivibratórias.
Na linha de corte e canal foram apresentadas a nova classe GC1145, para operações consideradas difíceis, os porta-ferramentas reforçados CoroCut, porta-ferramentas para canais frontais com balanço curto e a classe CB7015 de pastilhas com ponta de CBN para o torneamento interno de peças pequenas, em aço endurecidos, e pastilhas angulares para peças complexas.