(20/12/2009) – A Romi e o ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) estão dando mais um passo no projeto de cooperação tecnológica iniciado em 2007. No início deste mês, no CCM-ITA (Centro de Competência da Manufatura do ITA), em são José dos Campos (SP), foram apresentados os primeiros resultados dos estudos, seguido do anúncio da ampliação da parceria.
Os estudos estão sendo realizados no centro de usinagem vertical Romi D800 AP (Alta Performance),que está em operação no CCM-ITA desde 2007. Com a ampliação da parceria, será possível o desenvolvimento de estudos comportamentais da máquina e aspectos da usinabilidade, principalmente para a indústria aeronáutica e outras aplicações que vão desde a produção seriada à usinagem de moldes e matrizes.
José Carlos Romi, diretor de Tecnologia da Romi, ressalta que “parcerias como esta firmada com o CCM-ITA constituem importantes fontes de geração constante de conhecimento para a indústria nacional de fabricantes de máquinas”. Para ele, a empresa se favorece com a possibilidade de experimentação e evolução tecnológica de seus produtos, ao mesmo tempo em que a pesquisa acadêmica passa a dispor de condições técnicas excepcionais para o desenvolvimento de seus estudos. “É uma troca de experiências rica e produtiva, com reflexos diretos para ambos, empresa e instituição. Prova disso são os resultados das pesquisas já produzidos e os mestrados e doutorados em andamento sobre o tema”, afirma Romi.
Durante o evento, Jeferson Gomes, responsável pelo CCM-ITA, apresentou os trabalhos em desenvolvimento e as contribuições das pesquisas produzidas com resultados diretos para a empresa e para a própria instituição. Segundo ele, “o projeto de cooperação tecnológica entre a Romi e o CCM-ITA já promoveu considerável geração de conhecimento aplicado sobre o comportamento de máquinas, principalmente, nos aspectos de usinagem por torneamento e fresamento”.