(20/12/2009) – A fabricante de máquinas Emag, da Alemanha, anunciou recentemente a aquisição da Dorner GmbH, também alemã, com sede em Gaildorf. O principal objetivo da Emag na negociação – que não teve seu valor divulgado – foi a de ampliar a gama de máquinas que produz. A Dorner desenvolveu linha de máquinas de usinagem pelo processo eletroquímico (ECM e PECM).
Segundo Volker Clauss, diretor da filial brasileira da Emag, as máquinas da Dorner – que passa a se chamar Emag ECM GmbH – se destacam em trabalhos de rebarbação. Ele cita a possibilidade de rebarbação interna de válvulas de injeção como um dos exemplos de sucesso do processo eletroquímico. “Outro detalhe é são máquinas com tempo de ciclo relativamente rápido, compatível com os tempos de máquinas de usinagem convencionais”, diz.
Clauss informa ainda que o processo eletroquímico já é usado por algumas empresas no Brasil. Inclusive a filial brasileira já assumiu as negociações que a Dorner vinha realizando com clientes nacionais na área automotiva – para usinagem de peças de injeção de motor e peças de freio – e também na área aeroespacial. “Este é um nicho de mercado, mas a Emag vê boas perspectivas nele. E não só em rebarbação. É um processo que pode ser utilizado também em usinagem, tanto de aço mole quanto endurecido, titânio, e também nas áreas de implementos, equipamentos médicos e hospitalares, pás de turbinas”, informa.
A Emag também adquiriu os negócios da Dorner na área de concepção e fabricação de sistemas de automatização para montagem de eixos-comando montados. Esta linha vai ficar abrigada em outra divisão do grupo, a Emag Automation.