São Paulo, 02 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/11/2009

MB Ferramentas investe na produção de insertos especiais

(15/11/2009) – Fabricante de ferramentas especiais, a MB Ferramentas, de Sumaré (SP), investiu R$ 1,5 milhão para aumentar a capacidade produtiva e a qualidade de seus insertos especiais. A empresa – que completa 20 anos de atividades no início de 2010 – acaba de receber uma afiadora CNC Michael Deckel e um pacote de softwares específicos para a produção de perfis especiais em insertos de metal duro.

“Até aqui esse processo era feito em afiadoras convencionais, a partir de blanks de metal duro importados da ATI First Sterling”, explica Messias Bosqueiro, diretor da empresa, que avalia que a nova máquina dará à MB maiores possibilidades de crescimento. “Estávamos limitados em termos de alguns perfis e tolerâncias. Com a nova máquina, a precisão também será maior”, diz, frisando que desde agosto tem percebido a retomada dos negócios, que, hoje, já retornaram aos patamares de setembro de 2008, pré-crise internacional.

O que justifica essa rápida recuperação do mercado, em sua opinião, é que os momentos de demanda baixa acabam beneficiando a produção de ferramentas especiais. De duas maneiras: primeiro, porque as empresas tendem a buscar alternativas para redução de custos e ganhos de produtividade; segundo, porque, com o menor nível de atividade, os clientes podem se dedicar a melhoria e otimização dos processos industriais. “Em geral, os projetos de ferramentais especiais são voltados para a conjugação de operações, visando ganhos de tempo de máquina”, explica. “O tempo de usinagem cai imediatamente com a utilização de ferramentas especiais”.

DIVERSIFICAchr38Ccedil;ÃO – O diretor explica que o campo de aplicação das ferramentas especiais é muito amplo, mas é preciso ter um corpo técnico eficiente para demonstrar isso para os clientes, que vá ao cliente apresentar alternativas. Com a grande maioria de seus clientes no setor automotivo, a MB tem procurado diversificar os mercados de atuação. “Essa é outra justificativa para nosso investimento”, informa o diretor, lembrando que a empresa tem prospectado clientes nos setores de geração de energia, petróleo e aeroespacial. “Com sucesso”, ele frisa.

Bosqueiro lembra que a nova máquina dá sequência a outros investimentos realizados nos dois últimos anos. “Há 20 anos, quando iniciamos a empresa nós só fazíamos projetos. A fábrica veio cinco anos depois”, conta. Há dois anos, foi instalada a nova fábrica no distrito industrial, em área de 5.600 m². No ano passado, a linha de ferramentas especiais (os aços) ganhou um centro de usinagem de cinco eixos Mazak. “Nosso próximo investimento, já programado para 2010, é construir um prédio para a área administrativa junto a nossa fábrica”, diz. Com o novo prédio, a área construída chegará 1.800 m².

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.