(01/11/2009) – O mercado nacional ganhou um novo fabricante de tornos automáticos CNC. Trata-se da Bracen, de Gravataí (RS), que desenvolveu o Centaurus 42/60, máquina que combina a robustez mecânica e as ferramentas múltiplas dos tradicionais tornos automáticos com a versatilidade dos modernos CNC.
Fundada em 2001, a Bracen iniciou suas atividades ao adquirir o projeto de um CNC específico para retrofitting de tornos automáticos. Este CNC, também batizado de Centaurus, equipa atualmente mais de 70 máquinas retrofitadas pela Bracen. Desde então o CNC tem recebido novos desenvolvimentos e passado por vários up-grade, que promoveram melhoras tanto no tempo de set-up, que foi minimizado, quanto no aumento da produtividade.
Em 2008, a empresa investiu na instalação de sua sede própria em Gravataí, ao mesmo tempo em que finalizava o projeto do torno automático. “Nos últimos anos, entre desenvolvimento de produtos e a nova sede, já investimos quase R$ 1 milhão”, informa Luiz Eduardo Braga, diretor da empresa. No momento, existem máquinas rodando em clientes, algumas em três turnos de trabalho. Novos investimentos estão previstos nas áreas de produção e comercialização.
Braga informa que o torno Centaurus 42/60 possui opção de passagem de barras redondas de 42 mm ou 60 mm, rotação controlada por inversor de frequência até 3.000 rpm, motor de 10 CV, porta-ferramentas revólver com 6 estações, 3 carros transversais de 40 mm de curso e um carro cilindrador com eixos X e Z capaz de executar interpolações lineares e de roscas.
A empresa considera como grande diferencial o fato de a máquina contar com CNC próprio, específico para tornos automáticos. “Sua programação é fácil, intuitiva e dispensa conhecimentos de programação ISO, como os códigos G ou M. A mão-de-obra do próprio torno a cames pode ser utilizada no Centaurus”, explica. O equipamento conta ainda com software de programação e comunicação de dados que facilita a preparação da máquina e armazenagem de dados.
A Bracen informa que está cadastrada na Finame. Além disso, lembra o diretor, “surpreendemos positivamente nossos clientes quando informamos o preço de venda da máquina.” “Estamos investindo na comercialização deste modelo e, em breve, iremos lançar um segundo modelo, o Centaurus 25”, completa.