(18/10/2009) – A Mazak apresentou na Feira corte e Conformação, realizada há duas semanas em São Paulo, a máquina de corte a laser HTX 510. De tecnologia moderna, a máquina tem como seu grande ponto forte o rápido setup para o corte de vários materiais em várias espessuras.
Segundo Francisco Nakazone, gerente de Vendas da Mazak Sulamericana, esse modelo foi escolhido para ser exposto na feira justamente para demonstrar a tecnologia da empresa na área de corte a laser. Outro destaque da HTX está no conceito autoajustável, sistema patenteado da Mazak. A partir da inserção dos dados do material a ser trabalhado, a máquina se auto-regula, ajustando inclusive bico e cabeçotes. “A Mazak já vendeu em todo o mundo mais de 1 mil máquinas com esse sistema”, informa Nakazone.
Esses recursos, explica o gerente, reduzem significativamente o tempo de máquina parada, diminui a intervenção do operador e – com o sistema de carga e descarga automática – pode operar 24 horas ininterruptas. “Essa máquina praticamente dobra o tempo de operação efetiva da máquina em relação a outros modelos”, informa.
MERCADO BRASILEIRO – Embora só conte com duas máquinas desse modelo vendidas no mercado nacional, Nakazone acredita que o Brasil tem grande potencial para o uso dessas máquinas. “É um mercado em crescimento e o laser é um campo a ser melhor explorado no Brasil”, diz o gerente, lembrando que o mercado se ressente de maiores informações sobre as possibilidades de uso da tecnologia laser. Como exemplo, cita o caso das treliças estruturais que, se produzidas em máquinas a laser, possibilitariam vão maiores, encaixes perfeitos e melhor resultado estético.
Para solucionar o problema, a empresa tem investido no treinamento do corpo de vendas, para que os próprios vendedores conheçam melhor as aplicações da tecnologia e possam enxergar novas oportunidades no mercado.