(10/03/2013) – A fábrica da CNH, em Sorocaba (SP), conseguiu aumentar em 30% a produtividade na linha de montagem do motor das colheitadeiras ao adotar o Sistema Lean de Manufatura. Nos cerca de 250 projetos Lean adotados na fábrica desde sua reabertura em 2010, a empresa já economizou cerca de R$ 5,7 milhões. Estes e outros fatos serão apresentados pela empresa no próximo dia 14, durante o 1º Encontro Lean Sorocaba.
Entre outros indicadores de melhoria, a empresa alcançou aumento de 50% no nível de aprovação de peças no processo de pintura. Nas máquinas de corte a laser, se alcançou um salto de 60% para mais de 85% num dos indicadores mais importantes de uma manufatura, o OEE, sigla da expressão Overall Equipment Effectiveness, que pode ser traduzida como “eficiência global de um equipamento ou máquinachr38rdquo;.
No evento, Alexandre Dantas Pinheiro da Silva, gerente de Engenharia de Manufatura, e Tatiana Ayumi Nagatani, engenheira de Manufatura, ambos da CNH de Sorocaba, vão compartilhar com os participantes informações exclusivas sobre como conseguiram – sem fazer grandes investimentos – eliminar desperdícios, diminuir custos, aumentar produtividade, competitividade, lucro e satisfação do cliente ao adotar um inovador sistema de gestão, o Sistema Lean, que consegue, em qualquer tipo de empresa, identificar as atividades que agregam valor aos clientes (o que eles estão realmente dispostos a pagar) e eliminar os desperdícios (o que eles não estão dispostos a pagar).
Dantas e Ayumi contam que o grupo Fiat, do qual a CNH é integrante, optou, desde 2005, por implementar em todas as suas plantas a metodologia WCM (World Class Manufacturing), que tem em sua base o Sistema Toyota de Produção, o Sistema Lean, com algumas características e métodos específicos. Segundo eles, em Sorocaba, o sistema foi adotada com o objetivo de retomar padrões de produtividade e lucratividade em todos os negócios do grupo FIAT, alavancando a empresa em termos globais.
Encontro Lean Sorocaba
Quando: 14 de março.
Onde: Sorocaba Park Hotel (Rua Professor Joaquim Silva, 205 Bairro Alto da Boa Vista, Sorocaba, São Paulo).