(27/09/2009) – Até recentemente o uso dos materiais compostos (compósitos) parecia restrito ao universo aeronáutico. Porém, características como leveza (ou a relação peso x resistência) e a resistência à corrosão têm levado esse material a se tornar importante também na fabricação de carros, barcos, turbinas eólicas e até pontes.
Quanto mais indústrias adquirem a tecnologia dos materiais compostos, mais aumenta a necessidade por conhecimentos nessa área. Por essa razão, a Dormer tem investido no desenvolvido de soluções para a usinagem desses materiais no seu recém-instalado Centro de Pesquisa Tecnológica (Research Technology Centre – RTC), em Sheffield, na Inglaterra.
Marcos Soto, responsável pela área Aeroespacial e de Materiais Compostos da Dormer, explica que a Dormer vem focando a área de compósitos há algum tempo, o que contribuiu para a empresa estar hoje bem posicionada na tecnologia de usinagem desses materiais. “No RTC, os pesquisadores têm realizado um amplo trabalho para entender o processo de usinagem apresentado pela estrutura de fibras dos materiais compostos. Os problemas mais comuns na usinagem desses materiais chamados delaminação e esgarçamento (ruptura das fibras )”, explica.
“A pesquisa das estruturas e características de usinabilidade do composto está ganhando velocidade e o RTC, certamente, colocará a Dormer e seus parceiros à frente no conhecimento desse material”, afirma. Para Soto, o resultado desses desenvolvimentos é que a empresa ficará em condições de fornecer aos clientes “soluções em ferramental que irão oferecer aumento de produtividade, melhorando a qualidade e reduzindo os custos.”
O trabalho teórico e prático realizado no RTC, de acordo com Soto, já gerou resultados tangíveis no desenvolvimento de geometrias, substratos e coberturas, inclusive ferramentas de PCD. Para apresentar o portfólio dessa linha de ferramentas especiais, a Dormer elaborou um folheto – que pode ser obtido no site www.dormertools.com no através do contact us – que cobre as áreas de operações manuais e de máquinas de controle numérico, incluindo brocas de metal duro e PCD, alargadores, escareadores e fresas. “Além de fornecer essas ferramentas especiais em prazo curto, também oferecemos os serviços de reafiação e recondicionamento de ferramentas”.