(13/09/2009) – No primeiro trimestre de 2009, dois dos maiores fabricantes mundiais de máquinas-ferramenta – a japonesa Mori Seiki e a alemã Gildemeister (DMG) – anunciaram acordo de participação cruzada de capital, com cada empresa passando a deter 5% do controle acionário da outra.
O objetivo, anunciado naquela ocasião, era o de controlar os custos a nível mundial, recorrendo a ações como compras conjuntas. Além disso, abriram a possibilidade de estreitamento da parceria ao longo de sua duração, envolvendo o desenvolvimento conjunto de máquinas, produção e vendas e serviços.
Na semana passada, as empresas anunciaram um novo patamar para a parceria a partir de outubro, quando a Mori Seiki passa a ser responsável pelas vendas e assistência técnicas das máquinas da DMG no Japão.
Como divulgado pela American Machinist, “com base nas habilidades e expertise transferidos da DMG Nippon, a Mori Seiki se responsabilizará pela vendas e manutenção das máquinas DMG no mercado japonês, assim como atenderá às solicitações dos clientes, com serviços pós-venda, peças de reposição e treinamento”.
DMG e Mori Seiki também já anunciaram que irão realizar apresentação conjunta, incluindo entrevista coletiva à imprensa e uma série de palestras, durante a EMO Milão, no início de outubro.