São Paulo, 02 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/07/2009

Indufer, de Joinville, quer conquistar mercado de grande porte

(26/07/2009) – Há 25 anos no mercado brasileiro, a Indufer – Indústria de Moldes e Matrizes, de Joinville (SC), vem investindo há cinco anos para se capacitar no segmento de moldes de grande porte, de até 40 toneladas.

João Albano Sobrinho, diretor da empresa, diz acreditar muito no segmento de moldes grandes no Brasil. “Primeiro, porque poucas ferramentarias no Brasil têm capacidade para produzir moldes acima de 30 toneladas”, assinala o empresário. “Segundo, porque o Brasil ainda importa muitos moldes de grande porte”.

Em outras palavras, trata-se de um segmento com alto potencial de crescimento no País. Albano Sobrinho diz que ainda não tem notado mudanças nesse sentido, mas que seu feeling empresarial continua apontando nesse sentido. “É uma tendência” afirma, lembrando que a importação de moldes envolve fatores que tornam essa operação quase que de risco. Um deles é a logística; outro são os problemas que os moldes podem apresentar só aqui, milhares de quilômetros de distância do produtor. “Não raramente somos acionados para corrigir problemas apresentados em moldes importados por clientes nossos”, diz.

Na Intertooling, realizada em SP, em julho, a Indufer destacou sua capacidade na produção de moldes grandes, optando por apresentar em seu estande uma cabine do caminhão Constellation, da Volkswagen, para o qual produziu vários moldes para injeção de plásticos e de SMC (resina). “É uma oportunidade também para mostrarmos as vantagens para os clientes as vantagens de se utilizar os moldes para a injeção de resinas – como RTM, Meton, SMC etc – que ainda são pouco conhecidas no mercado nacional”.

Segundo ele, além de vantagens em termos de acabamento e rigidez dessas resinas, os moldes para injeção desses produtos são mais simples e rápidos de serem produzidos que os moldes para a injeção de plásticos. A empresa catarinense também produz moldes para injeção de alumínio e de borracha.

NOVA PLANTA – A Indufer está construindo uma nova planta em Joinville, que deve ser inaugurada no início de 2010. A nova área vai acrescentar 5 mil m² aos atuais 3 mil m² de área construída. O diretor conta que o investimento total na nova planta está pervisto em R$ 4,5 milhões. “Até aqui já investimos cerca de R$ 2,5 milhões” , conta, explicando que a atual área fabril já não comportava a demanda. Até por isso, não paralisou os investimentos durante a crise, que aliás pouco afetou a empresa, que tinha um bom volume de projetos.

No total, a Indufer deve adquirir oito novos equipamentos, incluindo uma fresdora-furadeira de grande porte já adquirida. “Nosso objetivo é mais do que dobrar a capacidade de produção. Mas não só. Também vamos entrar num novo segmento,que é o de prestação de serviços de injeção para terceiros”.

“Seu João”, como é mais conhecido no mercado, conta que está muito otimista com 2010. Em parte porque sua empresa está envolvida em vários novos projetos de montadoras. “Além disso, em época de crise mais cabeças se põem a pensar em novas soluções e muitas delas – para se materializarem – precisam de moldes”, conclui.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.