
(04/11/2012) – A Fagor Automation tem investido para garantir sua forte presença no mercado de retrofitting nacional. “Temos procurado criar a maior quantidade de facilitadores para nossa rede de aplicadores, que são nossos parceiros e nosso grande canal de vendas”, afirma Daniel Dias de Carvalho, diretor da Fagor Automation do Brasil.
Além de estar constantemente ampliando os estoques, visando garantir a pronta-entrega, detalhe fundamental nesse ramo de negócios, a empresa tem atuado no sentido de reforçar o apoio e suporte técnico aos aplicadores. “Estamos também realizando esforços para garantir o melhor prazo e o melhor preço”, afirma Carvalho.
O diretor lembra que a área de retrofitting foi a porta de entrada da empresa no Brasil, 18 anos atrás, e mantém expressiva participação no volume de negócios da filial brasileira. “Em tempos normais, representa 50% do nosso faturamento”, diz.
Um dado relevante para esse segmento foi o lançamento este ano do CNC 8037, o novo comando de entrada da marca, em substituição ao 8035. “Com uma ótima relação custo x benefício, o 8037 vem sendo bem aceito pelo mercado e reforçou ainda mais nossa presença no mercado de retrofitting”.
Entre as vantagens do novo modelo está o processador mais potente, que acelerou a velocidade de processamento de blocos de 12 ms para 7 ms, aumento da capacidade memória para 1 MB, conexão USB para transmissão de dados e interface analógica e digital para comunicação com os acionamentos. Além disso, outro recurso importante para retrofitting, e o I/O remoto – recurso tirou o I/O da parte traseira do CNC, permitindo que o aplicador o coloque em qualquer outro ponto da máquina, oferecendo excelente alternativa para o retrofitting de máquinas de grande porte.
Não fosse a retração observada no mercado de máquinas novas no País, a Fagor poderia estar fechando o exercício atual com aumento das vendas. “As ações que promovemos nos permitiram um bom desempenho no setor de retrofitting em 2012”, observa Carvalho.