São Paulo, 11 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

07/02/2026

Iscar do Brasil investe em jovens aprendizes do Senai

(08/02/2026) – A Iscar do Brasil, fabricante de ferramentas de corte para usinagem, efetivou neste início de ano um projeto iniciado no segundo semestre de 2025 com objetivo de contratar jovens aprendizes ingressados no curso de Mecânica de Usinagens Especiais do Senai Roberto Mange, de Campinas (SP).

O projeto contou com a participação da Escola Estadual Patriarca da Independência de Vinhedo (SP), envolvendo um grupo de 40 jovens alunos com idades entre 16 e 18 anos. Os funcionários da Iscar também tiveram a oportunidade de indicarem jovens aptos a participar do processo de seleção.

Na primeira fase do projeto, todos os jovens realizaram uma visita na fábrica de Ferramentas Especiais da Iscar em Vinhedo (SP), para uma imersão no universo da usinagem e para conhecer in loco a estrutura, tecnologias instaladas e processos de fabricação de ferramentas. Ainda nesta mesma fase, poucos dias após a visita à fábrica, os jovens foram levados a conhecer o Senai Roberto Mange  e toda estrutura da escola voltada ao ensino profissionalizante.

Na segunda fase, diante de tudo que conheceram, todos que manifestaram interesse em iniciar carreira nesta profissão, foram orientados a cumprir o processo seletivo do Senai, assim como todos os candidatos devem fazer.

Após a divulgação dos resultados do processo seletivo por parte do Senai, onze alunos avançaram para uma terceira e última fase do projeto. Nesta fase, a empresa selecionou e contratou quatros jovens: Marina, Rebeca, Lucas e Luis como “Jovens Aprendizes”. Por este contrato, os alunos desenvolverão sua aprendizagem no Senai conforme a grade do curso e, nos períodos de férias, desenvolverão as atividades práticas na Iscar.

Excelente Oportunidade – “Seguir a carreira na indústria é uma excelente oportunidade para os jovens de hoje em dia, assim como foi para muitos de nós que estamos há muitos anos trabalhando na indústria. Contudo, nós gestores da indústria, temos a obrigação de mostrar esse caminho para os jovens”, comenta Leonardo Barbosa, presidente da Iscar do Brasil.

E acrescenta: “Mostrar que o trabalho na indústria permite atuar com muita tecnologia, inovação, desenvolvimento, e oferece a possibilidade de uma carreira de muito progresso ao longo do tempo. Não podemos esperar que eles tenham essa consciência por si só, ou ficar de braços cruzados reclamando que a nova geração não tem interesse por trabalhar na indústria. Essa responsabilidade é nossa! E eu fico muito contente que a Iscar do Brasil, ciente do seu papel de protagonista na indústria, pôde realizar essa ação que é um incentivo e um exemplo para que mais empresas possam seguir esse mesmo caminho.”

Crescimento pessoal e profissional – No dia 26 de janeiro, data de assinatura dos contratos de trabalho, os jovens comentaram sobre a experiência e suas expectativas. “Desde já, esta oportunidade de ingressar no processo de Jovem Aprendiz da Iscar é uma conquista e vem sendo motivo de grande crescimento pessoal e profissional, despertando sentimentos de gratidão, orgulho e entusiasmo”, disse um dos jovens.

“A confiança depositada em nós e a chance de fazer parte de um ambiente que valoriza o aprendizado nos motiva a buscar evolução constante, assumir responsabilidades e construir, com dedicação e comprometimento, um futuro promissor no mercado de trabalho”, disse outro.

Os jovens comentaram ainda esperar que, ao final do curso, estejam mais maduros e abertos para novos conhecimentos, podendo colocar em prática tudo o que for apreendido, “e crescer junto com a empresa e construir nosso espaço e uma história profissional dentro da Iscar”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.