
(08/02/2026) – A Toyota retomou a produção de motores no Brasil, mas em uma escala menor que a alcançada na fábrica de Porto Feliz (SP), unidade que era responsável pela produção de todos os propulsores da marca no Brasil, que foi destruída por um vendaval no ano passado e que só deve voltar a produzir em 2028.
A produção está sendo realizada no galpão alugado pela empresa para, a princípio, abrigar máquinas e equipamentos da fábrica de Porto Feliz. A produção irá alimentar a produção de veículos das fábricas de veículos de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), que será complementada com a importação de outras fábricas da Toyota no mundo.
A recuperação da fábrica de Porto Feliz irá demandar cerca de dois anos. Terá de ser inteiramente reconstruída, já que ”só deu para aproveitar o chão da fábrica’, segundo diretores da empresa afirmaram em coletiva de imprensa, na semana passada.
Embora as informações obtidas pela empresa junto à Defesa Civil do Estado indiquem que “o vendaval foi um evento pontual”, o novo projeto da fábrica considerará a ocorrência deste tipo de fenômeno. Segundo a empresa, na reconstrução serão utilizados materiais e estruturas resistentes a esse tipo de fenômeno.

Início da produção do Yaris Cross – No final de janeiro a montadora informou que deu início à produção do Yaris Cross na fábrica de Sorocaba (SP), marcando a entrada da empresa no segmento de SUVs compactos.
Segundo a empresa, “o novo modelo simboliza um passo estratégico na descarbonização da mobilidade brasileira, combinando tecnologia híbrida flex full, eficiência energética e baixo consumo.
“Estamos diante de um momento único na trajetória de quase 70 anos da Toyota no Brasil e na América Latina. A chegada do Yaris Cross representa nossa evolução tecnológica e compromisso com a qualidade e com uma mobilidade mais sustentável e eficiente”, afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.