São Paulo, 03 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

28/01/2026

Governo busca novos investimentos de empresas chinesas

(29/01/2026) – Nos últimos dias, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem cumprido intensa agenda de visitas oficiais a grandes empresas na China. De acordo com o ministério, a comitiva integra a estratégia do governo de atração de investimentos produtivos, reindustrialização do país e geração de emprego.

Entre as visitas, destaque para a realizada na SAIC Motor, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos da China. Em 2023, a SAIC anunciou planos de montar uma fábrica em Pouso Alegre (MG) para a produção de motores e peças, nas instalações da XCMG. Porém, até aqui o plano não foi concretizado.

No encontro, em Xangai, o ministro reforçou o interesse e apoio do governo brasileiro à instalação da planta industrial da SAIC em Minas Gerais, projeto estimado em cerca de R$ 300 milhões, e para possíveis novos investimentos. Segundo o ministério, a unidade é considerada estratégica para consolidar o Brasil como polo regional da indústria automotiva de baixo carbono.

Sany – O ministro também se reuniu com executivos do Grupo Sany, um dos maiores conglomerados industriais do mundo nas áreas de máquinas pesadas, equipamentos para mineração, eletrificação de operações industriais, sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS) e tecnologias para a produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono, que já mantém uma fábrica em Jacareí (SP).

O ministro foi recebido por Chen Jiayuan, membro do Conselho de Administração do Grupo, e por Alex Xiao, presidente da Sany Brasil. Na reunião, foram discutidas oportunidades concretas de cooperação entre Brasil e China, com destaque para a instalação de uma nova unidade industrial no Brasil, voltada à produção, montagem e distribuição de equipamentos para os setores de construção pesada, mineração, óleo, gás, energia e armazenamento elétrico.

De acordo com nota do ministério das Minas e Energia, este projeto “prevê investimentos que podem transformar o Brasil em hub industrial e tecnológico da Sany para a América Latina, fortalecendo cadeias produtivas nacionais, promovendo transferência de tecnologia, capacitação de mão de obra e impacto direto na criação de empregos e aumento da renda”.

A missão oficial também se reuniu com outras grandes empresas chinesas como a Huawei, a referência global em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), infraestrutura digital e dispositivos inteligentes.

O foco principal do encontro foi o debate sobre sistemas de armazenamento de energia por baterias (Battery Energy Storage Systems – BESS) e a ampliação da participação de empresas chinesas no leilão de baterias que será realizado no Brasil em abril de 2026.

Com a CATL, uma das líderes globais em descarbonização, o ministro reforçou o interesse internacional no avanço das políticas brasileiras voltadas ao armazenamento de energia e ao desenvolvimento da cadeia de minerais críticos, incluindo as recentes descobertas recentes de lítio e terras raras no Brasil.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.