
(25/01/2026) – Nos modernos processos industriais, os fluidos de usinagem são um fator decisivo para a qualidade, a rentabilidade e a sustentabilidade. A Blaser Swisslube, especialista suíça em soluções para fluidos de usinagem, demonstra como as vantagens dos modernos óleos integrais de alto desempenho podem ser avaliadas de forma objetiva utilizando tecnologia de sensores direcionados e aplicados na otimização de processos.
Pesquisa e prática de mãos dadas – Há muitos anos, a empresa desenvolve fluidos para usinagem que são utilizados em todo o mundo em uma ampla variedade de processos de usinagem. A combinação de pesquisa básica, o centro de tecnologia próprio e desenvolvimento orientado para aplicações específicas, permite que a empresa adapte os produtos especificamente às condições reais de produção.
O foco está em compreender todo o processo de usinagem, ou seja, a interação entre a máquina, a ferramenta, o material, os parâmetros de usinagem e o fluido para usinagem. Para registrar e compreender com precisão essas interações complexas, a Blaser Swisslube investiu pesado em tecnologia de sensores, aquisição e avaliação de dados digitais.
Tecnologia de sensores a serviço da usinagem – A Blaser Swisslube conta com um torno de cabeçote móvel de última geração da Star Micronics com um alimentador de barras e um sistema de refrigeração de alta pressão. Esta máquina de teste está equipada com um grande número de sensores que registram os efeitos mecânicos e térmicos diretamente no processo.

Do lado da máquina, são registradas as cargas do fuso, as posições dos eixos e as variáveis macro. Além disso, sensores de vibração em várias posições medem vibrações na faixa de 10 Hz a 10 kHz – ideais para detectar fenômenos como o desalinhamento das barras no magazine, vibrações durante a usinagem e mudanças nas forças de corte. Sensores de pressão, fluxo e temperatura monitoram o fornecimento de fluido de refrigeração, enquanto sensores de qualidade do ar quantificam a concentração de névoa de óleo no ambiente da máquina.
Medição automática de desgaste da ferramenta – A medição ótica do desgaste da ferramenta é um desenvolvimento exclusivo da Blaser Swisslube: uma câmera captura automaticamente imagens da ferramenta para que a largura da região de desgaste possa ser medida sem interromper manualmente o processo para remover a ferramenta.
Essa riqueza de dados proporciona uma transparência sem precedentes em todo o processo de usinagem. As análises orientadas por dados possibilitam identificar, ainda em estágio inicial, até mesmo as menores variações no comportamento da usinagem, o que representa um passo decisivo para testes reproduzíveis e econômicos, além de processos de produção em série estáveis.
De valores medidos à melhoria do processo – A avaliação dos dados permite comparar com precisão o desempenho de diferentes óleos de corte. Por exemplo, no torneamento de ligas de latão sem chumbo, constatou-se que não ocorreu desgaste significativo da ferramenta (vB < 0,02 mm) ao longo de 1.000 minutos de tempo de contato, mantendo forças de corte estáveis, qualidade de superfície constante e precisão dimensional na faixa do micrômetro. O processo estável comprova o excelente desempenho de lubrificação e resfriamento do óleo de corte utilizado, mas também sua contribuição para a confiabilidade do processo e a qualidade da superfície.

Os temas da segurança no trabalho e da sustentabilidade também podem ser comprovados com dados de medição. Em um experimento com uma retificadora, um sensor de qualidade do ar quantificou a quantidade de névoa de óleo. A concentração de névoa de óleo foi reduzida em até 15 vezes, ajustando os aditivos antinévoa ao óleo base. Isso não só reduz os riscos à saúde e incêndio, como também melhora significativamente o ambiente de trabalho.
Gestão inteligente de dados – O grande volume de dados gerados pelos sensores é coletado por meio do Microsoft Azure IoT Stack e analisado em tempo real, permitindo que os experimentos sejam interrompidos com segurança caso quaisquer limites previamente definidos sejam ultrapassados. Além disso, o Power BI ajuda a criar painéis que visualizam o status atual do processo e destacam tendências, anomalias e potencial de melhoria.
Valores agregados medidos – Utilizando tecnologia moderna de sensores, a Blaser Swisslube é capaz de comprovar objetivamente a eficácia e o valor agregado de seus óleos de corte de alto desempenho. A combinação de conhecimento do processo, análise baseada em dados e métodos de teste práticos cria a base para processos de usinagem otimizados – com produtividade máxima, alta confiabilidade do processo e benefícios mensuráveis para o cliente.
(*) Artigo produzido pela equipe de engenharia da Blaser Swisslube