São Paulo, 18 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

17/12/2025

BorgWarner planeja nova linha de produção no Brasil em 2027

(18/12/2025) – A unidade de Itatiba (SP) da BorgWarner, companhia de origem norte-americana especializada em soluções para mobilidade sustentável, está encerrando o ano de forma positiva, registrando crescimento de 25% nas vendas na comparação com 2024.

A fábrica também registrou um aumento de 20% na produção de turbocompressores para veículos leves e pesados nos mercados original e de reposição, enquanto a fabricação de correntes de sincronismo do motor, fornecidas para Renault, Nissan e Stellantis, foi 25% superior à de 2024.

“Esses resultados tornam a celebração dos 50 anos da BorgWarner no Brasil ainda mais especial”, celebra Melissa Mattedi, diretora geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

Para 2026, a empresa projeta um cenário de estabilidade, sem aumentos significativos nos volumes já fornecidos. No entanto, 2027 será marcado por um importante avanço para a operação no Brasil, com a instalação de uma nova linha de produção de turbos flex para veículos de passeio na planta de Itatiba.

“Esse projeto faz parte do processo de nacionalização de um turbo produzido na Europa para equipar modelos de uma montadora no Brasil”, explica Mattedi.

Em Itatiba, a produção da BorgWarner é 100% dedicada a tecnologias que promovem eficiência energética e menor impacto ambiental, como turbocompressores com tecnologia ball bearing, que permitem aos veículos pesados atenderem às normas Proconve L8 (Programa de Controle de Emissões Veiculares), equivalentes ao padrão europeu Euro 6.

“Além disso, somos pioneiros na produção de turbos flex para motores de baixa cilindrada, equipando mais de 50% da frota nacional dessa motorização”, diz a executiva. “Ainda fabricamos a série B01, que também é utilizada em motores híbridos produzidos na Europa e na China”.

A empresa iniciou sua atuação no país em 1975, com uma fábrica de turbocompressores para veículos pesados em Campinas (SP). Desde então, expandiu sua presença para duas unidades no interior paulista, em Itatiba e Piracicaba.

O foco da fábrica de Piracicaba é a eletrificação, com a produção, por exemplo, de sistemas de baterias para veículos comerciais elétricos, como os ônibus Mercedes-Benz eO500U.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.