
(30/11/2025) – A Umicore, multinacional belga que atua na área metalúrgica e de mineração, inaugurou uma nova linha de produção de tecnologias de catalisadores automotivos para veículos leves em sua planta localizada em Americana (SP).
A nova linha aumenta significativamente a capacidade de produção da planta, possibilitando a expansão da empresa na América Latina e fortalecendo a oferta de tecnologias limpas para o setor automotivo.
A linha foi projetada e equipada para fabricar tecnologias de catalisadores automotivos que atendem às três fases do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Leves 8).
De acordo com Robert Gaskell, diretor da Unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore no Brasil, as tecnologias adotadas na linha garantem mais eficiência, precisão e rastreabilidade em todo o processo de produção dos catalisadores automotivos da Umicore.
Além disso, a operação é totalmente sustentada por fontes de energia renovável, motores de alta eficiência e fornos elétricos, reforçando o compromisso ambiental da empresa. A nova linha, já em operação, também gerou um aumento de 10% no número de empregos na planta.
“Esse investimento não só amplia nossa capacidade de atender o Brasil e a América Latina com as mais avançadas tecnologias de controle de emissões para veículos leves, como combina eficiência produtiva e sustentabilidade”, diz Gaskell.
Para garantir uma boa performance operacional, os colaboradores receberam treinamento especializado com especialistas da Umicore na Alemanha e na Polônia, além de capacitações locais no Brasi.
Empresa de tecnologia de materiais circulares que concentra suas atividades em áreas de aplicação, a Umicore é diferenciada por seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia. As atividades são organizadas em quatro grupos de negócios, Materiais de Bateria, Catálise, Reciclagem e Materiais Especiais.
As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo. A companhia conta com mais de 11.500 colaboradores e teve em 2024 uma receita de vendas (excluindo o segmento de metais) de € 3,5 bilhões, com faturamento de € 14,9 bilhões.