
(23/11/2025) – Em outubro de 2025, a Tungaloy foi reconhecida pela JTA – Associação Japonesa de Ferramentas de Corte e Resistentes ao Desgaste, com duas distinções: o Grande Prêmio Ambiental e o Prêmio de Realização Técnica, este último pelo desenvolvimento da ferramenta BSG.
Maior associação de máquinas-ferramenta do Japão, a JTA promove o desenvolvimento de produtos, a engenharia de produção e a melhoria contínua da qualidade entre suas associadas. Anualmente, a organização homenageia indivíduos e empresas que contribuíram para a indústria de máquinas-ferramenta do Japão, o avanço tecnológico e a gestão ambiental.
Grande Prêmio Ambiental – A Tungaloy recebeu o Grande Prêmio Ambiental pelo segundo ano consecutivo. Com várias ações dentro do seu programa “Think Green”, a companhia alcançou reduções significativas em seu impacto ambiental. Destaque para as emissões de dióxido de carbono por unidade de produção que caiu para menos da metade, se comparadas ao nível de quatro anos atrás, refletindo o progresso contínuo em eficiência energética, melhorias de processos e fabricação responsável.

“É uma honra receber novamente o Grande Prêmio Ambiental. Este reconhecimento reflete a dedicação de nossas equipes em todas as nossas unidades para reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, aprimorar a eficiência operacional”, disse Satoshi Kinoshita, presidente e CEO da Tungaloy. “Continuaremos investindo em manufatura inteligente em termos energéticos e acelerando iniciativas que gerem benefícios mensuráveis para nossos clientes, comunidades e para o planeta.”
Prêmio de Realização Técnica – Além do reconhecimento ambiental, a Tungaloy recebeu o Prêmio de Conquista Técnica pelo desenvolvimento da ferramenta BSG. Trata-se de uma broca de furação profunda do tipo BTA (Boring and Trepanning Association), desenvolvida para furação profunda de placas tubulares utilizadas em trocadores de calor para usinas termelétricas e nucleares.
Ao otimizar o fluxo interno de fluido refrigerante, a BSG suprime o acúmulo de cavacos em furos profundos e oferece alta evacuação de cavacos mesmo quando a formação de cavacos é instável. O produto contribui para o aumento da estabilidade, produtividade e qualidade da usinagem na indústria de geração de energia.
“A BSG personifica a nossa abordagem em termos de inovação, que consiste em resolver desafios reais no chão de fábrica com engenharia robusta e confiável. Continuaremos a fazer investimentos substanciais e contínuos em P&D para criar produtos que ofereçam valor significativo aos nossos clientes”, concluiu o CEO.