São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/11/2025

No espírito da COP30, Sandvik e Senai fecham parceria

(16/11/2025) – Na esteira da realização da COP30 no Brasil, a Sandvik Coromant e o Senai São Paulo fecharam acordo que visa colocar a sustentabilidade no centro da formação profissional.

A parceria combina tecnologia avançada com treinamento prático, incentivando a responsabilidade ambiental por meio da reciclagem.

A iniciativa concentra-se na reciclagem de sucata metálica, proporcionando aos alunos experiência prática com práticas de economia circular e ensinando a importância da sustentabilidade na indústria.

“Esta parceria representa um avanço significativo, especialmente na área de reciclagem”, acredita Claudio José Camacho, vice-presidente de Vendas para a América do Sul e Central da Sandvik Coromant. “Ao combinar a expertise educacional do Senai com a liderança tecnológica da Sandvik Coromant, impactaremos positivamente o aprendizado dos alunos e o meio ambiente.”

Economia Circular – Uma parte fundamental da parceria é um programa de reciclagem que coleta sucata de metal duro das escolas Senai em todo o estado de São Paulo. Os alunos depositam as ferramentas de metal duro em caixas especiais, que são coletadas pela Sandvik e enviadas para a Áustria para serem processadas.

O material reciclado retorna então transformado em novas ferramentas, proporcionando aos alunos uma experiência imediata de manufatura circular em ação.

De acordo com Carlos Kenji Takeuti, gerente de Atendimento ao Cliente: “Ao reciclarmos a sucata de metal duro, não estamos apenas beneficiando a sociedade e o meio ambiente, mas também proporcionando aos alunos da Senai-SP acesso a ferramentas de alta tecnologia. Esta iniciativa nos enche de orgulho, pois ajudamos a pavimentar o caminho para que os futuros profissionais prosperem em um mundo sustentável e impulsionado pela tecnologia”, disse Carlos Kenji Takeuti, gerente de Atendimento ao Cliente. O programa reduz o consumo de energia em 70% e as emissões de CO₂ em 40%.

Reciclagem de 100% das Ferramentas – As metas da Sandvik Coromant incluem atingir 100% de recompra de ferramentas de metal duro usadas até 2028 e trabalhar para alcançar 90% de circularidade de resíduos, garantindo que materiais valiosos e escassos, caso do tungstênio, sejam reciclados em vez de acabarem em aterros sanitários.

Por meio de iniciativas como o recondicionamento de ferramentas e a reutilização de materiais de embalagem, a Sandvik Coromant pretende demonstrar como a manufatura circular pode aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental.

A iniciativa da empresa está em conformidade com as metas da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece agora em novembro, em Belém do Pará, Brasil.

De fato, a Sandvik e o Senai estão demonstrando como a indústria manufatureira brasileira está promovendo a sustentabilidade por meio de iniciativas de economia circular e parcerias educacionais.

O Brasil está apoiando o compromisso da indústria manufatureira com a redução de resíduos e emissões de CO2 por meio do Plano Nacional de Economia Circular, que inclui 71 ações voltadas para o uso mais eficiente de recursos, a criação de empregos verdes e a redução do desperdício.

Conforme a Fundação Ellen MacArthur, uma organização sem fins lucrativos que atua globalmente para acelerar a economia circular, essa transição pode permitir que a produtividade de recursos no Brasil cresça 3% ao ano.

“A circularidade está se tornando fundamental para a forma como os fabricantes operam. Ao fechar os ciclos de materiais, reduzir o desperdício e reutilizar recursos, as empresas podem fortalecer as cadeias de suprimentos e diminuir as emissões. À medida que as indústrias enfrentam pressões crescentes para descarbonizar processos e garantir a longevidade de materiais críticos, a circularidade oferece um caminho para maior resiliência e competitividade”, avalia a Sandvik Coromant.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.