São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

08/11/2025

Projet Moldes moderniza parque fabril

(09/11/2025) – A Projet Moldes e Matrizes, sediada em Joinville (SC), vive uma fase de expansão que reflete o amadurecimento da empresa e seu posicionamento cada vez mais competitivo no mercado nacional de ferramentaria. Fundada em 2008 por André Hoffmann, a empresa iniciou suas atividades prestando serviços para outras ferramentarias e, poucos anos depois, passou a atender clientes diretos, com foco inicial no setor de embalagens – especialmente moldes para tampas Filptops.

Com o tempo, o portfólio se diversificou. A Projet expandiu para moldes de injeção de alumínio e, a partir de 2014, ingressou também nos segmentos automotivo e de linha branca. Essa trajetória levou a empresa a consolidar expertise técnica e conquistar espaço entre fornecedores estratégicos desses mercados.

Em 2023, com a chegada de Jean Alves – gerente industrial –, a Projet iniciou um novo ciclo de crescimento. “Quando cheguei, trouxe uma bagagem de outras empresas e reforçamos o desenvolvimento de novos clientes, incluindo montadoras e sistemistas. Isso impulsionou nossa evolução comercial e, consequentemente, a ampliação produtiva”, afirma.

Modernização do parque fabril – Nos últimos dois anos, a empresa investiu na modernização do parque fabril, com a aquisição de dois centros de usinagem, duas máquinas de eletroerosão (uma terceira máquinas está prestes a chegar à fábrica). Os equipamentos vieram para atender o aumento da demanda, especialmente no setor automotivo, e permitir que a produção continue sendo realizada internamente.

“Temos como política não terceirizar. Nosso objetivo é manter todos os processos essenciais dentro da fábrica, garantindo controle de qualidade e prazos competitivos”, explica Alves.

Além da ampliação do parque fabril, a empresa estruturou setores-chave, como PCP, que antes estava sob responsabilidade direta da gerência técnica. “Hoje temos uma equipe mais robusta e organizada. Isso nos permite atuar com maior eficiência e atender volumes crescentes de projetos”, acrescenta.

Investimentos em tecnologia e gestão – O plano de modernização da Projet não se limita a máquinas. A empresa também investiu em sistemas de gestão e monitoramento, incluindo ERP, software de acompanhamento de máquinas e gerenciador de ferramentas. O objetivo é otimizar recursos, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade.

“Estamos muito atentos à competitividade. Por isso, investimos em monitoramento de tempo de máquina e consumo de ferramentas, buscando eliminar desperdícios e melhorar continuamente nossos processos”, comenta o gerente.

Para os próximos anos, a empresa planeja expandir sua estrutura física. A atual unidade já está próxima do limite de capacidade, e um novo galpão – com previsão entre 2026 e 2027 – deve abrigar máquinas de maior porte, como centros de usinagem de cinco eixos e modelos tipo portal, voltados à produção de moldes de até 10 toneladas (atualmente, o limite é de 5 toneladas).

Resultados e próximos passo – O crescimento registrado nos últimos anos é atribuído a uma combinação de fatores: investimento em estrutura, posicionamento comercial e engajamento da equipe. “O que fez diferença foi o nosso trabalho de posicionamento de mercado. Passamos de uma pequena ferramentaria para hoje estarmos competindo com os grandes players do mercado. Hoje atuamos em diversos segmentos como Linha Branca, setor de embalagens, construção civil e setor automotivo. Atualmente estamos homologados em grande parte das montadoras e também sistemistas, o objetivo é expandir ainda mais no mercado”, destaca Alves.

Outro diferencial, segundo ele, é o comprometimento do time. “A maior parte dos nossos colaboradores está conosco desde o início. A combinação entre o comercial e a cultura de crescimento da empresa foi o ponto chave. Máquina nenhuma faz diferença se a equipe não quiser fazer acontecer”, conclui o gerente industrial.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.