
(02/11/2025) – Uma das pioneiras mundiais na produção de máquinas equipadas com gantry loader, a fabricante de tornos e centros de torneamento Muratec, do Japão, tem registrado constante aumento de demanda no mercado brasileiro. “Vamos fechar este ano com crescimento de 50%”, diz Paulo Gunji, diretor-presidente da Muratec do Brasil. “E nossa expectativa é a de crescer outros 50% em 2026”.
De acordo com o executivo, esta perspectiva está baseada no fato de que não só têm crescido as vendas e as consultas da empresa – que está no Brasil há mais de 50 anos – como tem aumentado a procura por máquinas com automação.
Gunji lembra que, há alguns anos, os empresários brasileiros demonstravam pouco interesse por automação. Mas este cenário mudou. Em sua avaliação, entre os motivos para a mudança estão as novas exigências do mercado e a consequente necessidade de aumento da produtividade e da competividade. Além disso, aponta que o maior volume de consultas por máquinas com automação está ligado à crescente falta de mão de obra especializada.

Outros fatores, como o maior conhecimento sobre as soluções e a maior difusão da tecnologia, também contribuíram para alterar o cenário. “Antigamente os clientes tinham muitas dúvidas sobre a automação. Hoje não. Basicamente basta ter uma automação robusta e um fornecedor confiável”, diz.
Esses fatores são fundamentais para a operação da Muratec que conta em seu portfólio com quase 95% das máquinas com automação. Os outros 5% estão distribuídos entre máquinas com alimentador de barras e alimentação manual.
“O ano passado já foi bom. Este ano está melhor ainda. Estamos num crescendo”, comenta. “Tanto que aumentamos a quantidade de máquinas em estoque para pronta entrega e no ano que vem vamos aumentar mais ainda”.

Alta Precisão – Conforme o executivo, os principais segmentos consumidores das máquinas Muratec são os setores industriais que têm como requisito a alta precisão das peças, como o automotivo, o aeronáutico e o de petróleo e gás. “Mas também temos observado maior procura de empresas que produzem peças mais ‘simples’, o que consideramos que se deve também à escassez de mão de obra qualificada”, avalia.
Esse novo cenário influenciou inclusive a adoção de uma nova estratégia da Muratec para a sua outra linha de produtos, a de corte e conformação, formada por dobradeiras, puncionadeiras e máquinas de corte a laser. “Vínhamos sofrendo uma forte concorrência com as máquinas chinesas de menor custo. Passamos a focar nas máquinas com soluções de automação também para esta linha e temos visto uma melhora nas vendas. Deixamos o arroz com feijão e passamos a nos focar nos modelos high-end”, conta.
A linha de tornos e centros de torneamento da Muratec é composta de máquinas bifuso frontal, com gantry loader. A empresa produz modelos para fazer peças desde ǿ 35 mm até modelos para peças de ǿ 400 mm. São os modelos MW35, MW40, MW100, MW120, MW180, MW200 e MW400. As voltadas à produção de peças de médio porte, os modelos de MW100 e MW120, são as de maior demanda no mercado brasileiro.