São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/10/2025

Cummins Brasil passará a produzir o eixo MT17XHE em 2026

(26/10/2025) – Dando continuidade à sua estratégia de nacionalização de itens, a Cummins está preparando a planta de Osasco (SP) para  nacionalizar mais um produto de sua linha: o eixo MT17XHE (High Efficiency), novo modelo tandem, mais moderno e eficiente e com a maior capacidade de carga da categoria entre os produzidos pela companhia para aplicações 6×4 sem redução no cubo.

Resultado de sete anos de desenvolvimento global e produção contínua na Europa desde 2020, o modelo será produzido no Brasil a partir de 2026, em uma versão atualizada, equivalente à segunda geração do projeto.

“A introdução e a produção local do MT17XHE reforçam a prioridade do Brasil na estratégia global da Cummins e asseguram aos clientes o acesso a soluções alinhadas ao mais alto padrão mundial de engenharia e inovação”, destaca Rafael Souza, diretor de Produto e PMO da Divisão de Eixos da Cummins. “Sua produção local consolida a nossa capacidade de entregar tecnologias de última geração desenvolvidas globalmente, fruto dos investimentos contínuos na modernização da planta e no fortalecimento da engenharia brasileira.”

Salto de Engenharia – De acordo com a empresa, o eixo tandem 17XHE representa um salto de engenharia ao combinar ganhos de eficiência energética, capacidade e confiabilidade em aplicações estradeiras voltadas ao transporte pesado e de longa distância. “Entre suas principais evoluções estão o novo par coroa e pinhão, com parâmetros de corte otimizados para a redução de perdas por atrito, e o reposicionamento do pinhão (offset redesenhado), para melhorar o alinhamento entre os componentes e reduzir perdas de energia entre transmissão e eixo”, reforça Souza.

O equipamento também incorpora rolamentos de alta eficiência que diminuem a resistência mecânica e elevam a durabilidade do conjunto, além de uma nova dinâmica de lubrificação que otimiza o fluxo do óleo dentro do eixo, diminui a resistência ao movimento e garante o desempenho ideal durante o funcionamento.

Desenvolvimento Local – O projeto do novo tandem está em fase de validação e nacionalização de componentes, conduzido pela equipe de engenharia da Cummins no Brasil. O plano de implementação prevê a conclusão das etapas de desenvolvimento e validação ao longo de 2025, seguida do início dos testes de campo com montadoras parceiras no primeiro trimestre de 2026. A produção regular está programada para 2027, consolidando o eixo como um dos principais produtos do portfólio nacional da divisão.

De acordo com Souza, “neste primeiro momento, a usinagem das carcaças e a montagem do conjunto serão realizadas em Osasco (SP), enquanto os diferenciais permanecem importados. A nacionalização ocorrerá de forma gradual, conforme o avanço da demanda e a consolidação da plataforma no mercado”.

O plano prevê que, até 2030, o eixo atinja entre 40% e 50% de conteúdo local. A introdução do MT17XHE reforça o papel estratégico da Cummins e marca uma nova etapa de maturidade industrial e tecnológica da operação brasileira.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.