São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/10/2025

ZF Brasil amplia investimentos em nacionalização

(24/10/2025) – Nos últimos anos, a ZF do Brasil tem investido constantemente em nacionalização de produtos. O mais recente, anunciado na semana passada, foi o início da produção de câmeras frontais ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), neste mês de outubro, na fábrica de Limeira (SP).

O investimento de R$ 35 milhões na nova linha contou com incentivos do Programa Mover. Estes recursos integram o plano de investimento da empresa, anunciado no final do ano passado, de R$ 1 bilhão para o ciclo 2025-2030.

O projeto envolveu a nacionalização de duas gerações de tecnologias, as câmeras 3.5 e 4.8 (a partir de 2026). Segundo a empresa, a produção local dessas câmeras “consolidam o Brasil como plataforma estratégica para o desenvolvimento e fabricação de tecnologias avançadas de segurança veicular e representam um marco inédito para a indústria automotiva sul-americana”.

Um mês atrás, em setembro, a ZF havia anunciado a nacionalização da produção da ECU, unidade de controle eletrônico de sistemas de freios para veículos comerciais, garantindo maior conteúdo local e previsibilidade logística para as montadoras.

No início deste ano, na unidade de Sumaré (SP), teve início a produção do IEBS, sistema de freio eletrônico inteligente para aplicações em reboques.

Boa parte dos produtos nacionalizados recentemente são voltados à área de tecnologias de segurança. Segundo a empresa, a iniciativa reduz a dependência de importações, fortalece a produção local e atende às exigências das montadoras.

Entre os produtos localizados nos últimos anos estão os airbags de cortina e laterais. A produção completa desses sistemas foi nacionalizada em 2023, também na fábrica de Limeira, após investimentos na expansão da linha de montagem e no desenvolvimento de fornecedores locais. Também foi nacionalizado o módulo eletrônico de controle (ACU), a unidade de controle dos airbags.

Em 2023, a ZF iniciou a produção nacional dos módulos eletrônicos para o Controle de Estabilidade (ESC) para atender à legislação que tornou essa tecnologia obrigatória em veículos leves e, posteriormente, em veículos comerciais.

Além disso, também em 2025, a ZF atingiu a marca de 700 mil eixos produzidos no Brasil para máquinas agrícolas e de construção, em sua fábrica de Sorocaba (SP), que aliás é um centro global de desenvolvimento de eixos. A capacidade de produção da linha tem sido expandida para acompanhar o aumento da demanda.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.