
(24/10/2025) – A montadora chinesa BYD promoveu na semana passada na sede do Senai Cimatec, em Salvador (BA), o primeiro BYD Brazil Business Matching Day, voltado para fortalecer o relacionamento com fornecedores locais e começar a desenvolver um ecossistema sustentável na cadeia de suprimentos no Brasil.
A iniciativa teve também como objetivo ampliar as parcerias estratégicas e impulsionar as operações em sua recém-inaugurada fábrica em Camaçari, na Grande Salvador, o maior complexo de veículos elétricos da América Latina.
O encontro contou com a presença de mais de 100 empresas brasileiras, interessadas em fazer parte da cadeia de fornecimento da BYD para demandas diretas e indiretas, contemplando componentes essenciais para a fabricação dos produtos da marca no país.
As conversas entre a companhia e os fornecedores nacionais envolveram produtos como chassi, interior e exterior, peças eletrônicas, carroceria automotiva, produção de baterias, sistema de aquecimento, chicote elétrico, rolamento, fundição por injeção e usinagem, peças de motor e engrenagem, assentos, peças de seguranças, teste de spray, além de medição e serviços de logística.

“Este é o primeiro passo de uma jornada de cooperação com fornecedores brasileiros. Estamos entusiasmados com as possibilidades que estão por vir e queremos construir juntos um futuro mais sustentável para a indústria automotiva nacional”, disse Rafael Galvão, gerente de compras da BYD.
Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano numa primeira fase, a fábrica de Camaçari já emprega mais de 1,5 mil trabalhadores. Trata-se da maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da China.
Com área superior a 4,6 milhões de m², equivalente a 645 campos de futebol, o local abrigará a estrutura fabril automotiva mais moderna e tecnológica das Américas. Construída em tempo recorde, a primeira etapa da obra foi erguida em 15 meses, transformando o terreno em um centro automotivo de ponta, com maquinário de última geração e 100% conectado.
“A cada dez carros elétricos, oito são da BYD. Isso faz com que precisemos de peças de reposição, ainda mais diante da meta de produção de 600 mil veículos por ano”, afirmou Pablo Toledo, diretor de Comunicação e Branding da BYD Auto do Brasil.
No último mês de agosto, a BYD alcançou a quarta posição no ranking de vendas no varejo brasileiro, superando com seus veículos importados montadoras com décadas de atuação no país.