
(19/10/2025) – A Honda vai ampliar o ritmo de produção nas fábricas de Sumaré e Itirapina, ambas no estado de São Paulo. A capacidade produtiva deve ser ampliada em pelo menos 20%.
O principal motivo é o lançamento da nova versão do WR-V, modelo de menor custo, que vem completar a linha de SUVs da marca no mercado brasileiro. A pré-venda foi aberta na semana passada e em novembro terão início as vendas regulares. As entregas começam em dezembro.
Para introduzir o WR-V em seu line-up, a marca japonesa já vinha preparando as fábricas de Sumaré, responsável pela produção dos motores, e de Itirapina, onde são produzidos os veículos, visando ao aumento da capacidade produtiva.
Em junho, a montadora deu início à contratação de 350 novos funcionários, 100 deles para a unidade de Sumaré e 250 para Itirapina. As unidades também receberam novas máquinas e equipamentos.

“A complementação do segundo turno de produção representa mais um passo importante dentro do nosso ciclo de investimento e reforça nossa confiança e compromisso com o Brasil”, disse Arata Ichinose, presidente da Honda América do Sul. As contratações e a complementação do segundo turno integram o pacote de investimentos de R$ 4,2 bilhões, anunciado no ano passado, para o ciclo de 2025-2030.
Em 2024, a Honda produziu mais de 90 mil veículos no Brasil. A expectativa da montadora é alcançar a capacidade anual de 120 mil veículos em 2026. O desempenho da marca no mercado brasileiro, de janeiro a setembro, comparado ao mesmo período do ano passado, registra alta nas vendas de 15%.
Ao mesmo tempo, a Honda está preparando a produção do seu primeiro motor híbrido flex no Brasil. O conjunto eletrificado está atualmente em desenvolvimento, junto com seus fornecedores, na unidade de Sumaré. A entrada em produção ainda não tem data definida.
Duas versões – O Honda WR-V 2026, segundo a montadora, representa um verdadeiro upgrade no segmento de entrada dos SUVs, posicionando-se como nova referência. O modelo oferecido em duas versões, EX e EXL, ambas equipadas com o motor 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, com transmissão CVT.