
(16/10/2025) – Criado há mais de uma década no formato de open house, o Encontro Tecnológico da Bener veio ganhando musculatura ao longo dos anos e chegou à sua 13ª edição, realizada na semana passada, em Vinhedo (SP), mais consolidado do que nunca. O evento contou com a participação de 80 expositores, atraiu mais de 1.500 visitantes e já estava sendo tratado por expositores e visitantes como feira.
Uma das novidades desta edição foi o novo espaço. O encontro, a partir desta edição, passa a ser realizado no Bener Tech Center, praticamente ao lado da sede da Bener, inaugurado em abril deste ano. Amplo e exclusivo, o espaço foi muito elogiado pelos visitantes, assim como o estacionamento e o serviço de valet.
Ricardo Lerner, diretor da Bener, comemorou o crescimento do evento, com cerca de 15% mais visitantes que na edição anterior. “Este foi o primeiro Encontro realizado no Tech Center, o que tornou o evento ainda mais dinâmico e reforçou ainda mais uma das suas principais características que é a possibilidade de conversar com muito mais fornecedores do que numa feira convencional”, afirmou.

Sérgio Rosa, gerente de Vendas da SPK Ceramtec – que participou pela primeira vez do evento – considerou o evento bastante positivo e teceu vários elogios à organização do Encontro. “Superou nossas expectativas. Conseguimos encontrar aqui clientes grandes e pequenos e gerou muitos leads para nós”.
Já Andreas Posselt, diretor da TSCI Sanposs, distribuidora de mais de 20 marcas alemãs e que participava pela segunda vez do Encontro, lembrou que esse tipo de evento, com características de open house, parece estar se tornando uma tendência no mercado. “É um evento mais dirigido, que gera movimento para os expositores e não apenas com os visitantes, mas também entre os próprios expositores, com a formação de parcerias”, analisou.
Kenny Machado, engenheiro de suporte técnico da Vericut, considerou o evento interessante, tendo proporcionado contatos de alto nível e várias demonstrações da nova versão do software de simulação Vericut e do Vericut Optimizer. “Recebemos visitantes dos segmentos de ferramentaria, aeronáutico, médico-dental e diversos da área de produção. Fizemos várias demonstrações e algumas delas têm boas chances de se transformar em negócios”, avaliou.

“O público foi bom. Recebemos aqui um bom volume de visitantes, inclusive de outros estados, em especial do Sul do País”, comentou Alessandro Alcantarilla, diretor-geral da Blaser Swisslube. O executivo destacou visitas dos segmentos aeronáutico, médico-dental, além dos contatos realizados com possíveis novos parceiros industriais. “A parte do relacionamento, do networking, foi muito boa”.
Na opinião de Daniel Santos, diretor da SolidCAM Latam, o evento revelou um aquecimento de mercado com os clientes influenciados por uma conjuntura que está exigindo maior competitividade. “As empresas estão buscando nova tecnologias visando a melhoria dos processos para ser mais produtivas e competitivas”, disse, lembrando que nesse sentido demonstrou numa máquina de eletroerosão da Makino uma das novidades da empresa, o módulo SolidCAM Wire EDM, que permite a programação em 3D sólido.
“O evento deu um salto qualitativo, ganhou em magnitude e qualidade. O número de visitantes cresceu, atraiu representantes de empresas de grande porte e fizemos aqui importantes contatos”, declarou Marcos Silva, gerente de Marketing e Produto da Iscar do Brasil. “Foi muito importante estar aqui também para fortalecer os contatos com os demais fornecedores, pois cada vez mais clientes e fornecedores têm tido a percepção de que uma só tecnologia não resolve. É preciso atuar em regime de parceria para se alcançar resultados melhores e mais rápidos”.
Rogério Moraes, diretor da Blum-Novotest do Brasil, considerou o nível das visitas muito bom, com visitas muito qualificadas dos segmentos de máquinas para construção, aeronáutico e da área médica. “Eram visitantes muito interessados em tecnologia, buscando novas alternativas para solucionar problemas na produção e com intenção de investir na melhoria da produtividade”, disse.

Para Sérgio Junior, responsável por vendas e Aplicação da Dormer Pramet no Interior de São Paulo, o evento atendeu as expectativas da empresa. “Recebemos aqui muitas representantes de empresas e saímos daqui com várias visitas agendadas”, disse, acrescentando que a Dormer Pramet também aproveitou o evento para captar novos representantes e distribuidores em várias regiões do País.
“É um evento muito interessante, do qual participamos desde o princípio”, observou Adalberto Moraes, diretor comercial da MachSystem. Segundo ele, além de permitir apresentar os produtos da empresa, o Encontro também possibilita verificar e conhecer as necessidades dos usuários. Foi num destes eventos, aliás, que percebeu às necessidades especificas de alguns segmentos que levaram a empresa a desenvolver uma nova linha de sistemas de alta pressão nas versões 3025, 5025 e 7035, equipamentos com um custo mais acessível. A empresa também divulgou o coletor de névoa 100% nacional.
De acordo com Fábio Duarte Pólvora, diretor comercial da DFG Ferramentas, o evento foi muito bom, principalmente pelos leads qualificados que a empresa captou. “Recebemos aqui representantes de empresas com poder de decisão e estamos com várias visitas agendadas”, disse. “Tivemos demonstrações de bastante interesse de ferramentarias com boas perspectivas de fechamento de negócios na linha de furação da Amec, além das ferramentas acionadas e estáticas da Heimatec e as turbinas pneumáticas da Air Turbines, empresas que distribuímos no Brasil”.
Na opinião de Emerson Matsumoto, supervisor de Coordenação de Produto da Mitsubishi Materials, “o encontro da Bener está se tornando um evento de nível nacional e fizemos contatos aqui com futuros novos clientes”. Já Daniel Buratin, gerente de Vendas da empresa, destacou o fechamento de um contrato durante o evento. “No primeiro dia um cliente viu aqui uma ferramenta que ainda não conhecia e hoje voltou para fechar negócio”, comemorou.

Outra empresa que fez sua estreia no Encontro da Bener foi a Top Tools, de Jaraguá do Sul (SC). O diretor da empresa, Marciano Alves, se disse bem satisfeito com o resultado. “A nossa linha Exaltt, de brocas paralelas e escalonadas, chamou bastante atenção. Prospectamos clientes importantes, geramos leads, marcamos visitas e estamos com boas perspectivas de concretizar novos negócios”, disse.
Para Rodrigo Teixeira, diretor da GRV Software, o Encontro da Bener já se consolidou no calendário da empresa e os clientes também estão se habituando a participar. “Para nós um dos destaques do evento, além de captar novos clientes, é o networking, o relacionamento com nossos parceiros”. Na edição deste ano a empresa aproveitou as várias máquinas em operação para fazer demonstrações do seu monitor de máquina, o Connect IoT, e apresentar o projeto do Diagnóstico de Produtividade.
Segundo Ronaldo Andrade, gerente de Vendas da Kyocera, a empresa se preocupou em levar soluções de alta tecnologia ao evento. “Ferramentamos e fizemos demonstrações num centro de usinagem de 5 eixos, mostramos nossa parafusadeira com torquímetro e apresentamos a nova cobertura com nano revestimento recentemente premiada no Japão, além de fresas de metal duro Kyocera-SGS, com geometria de ângulo de hélice variável”.