
(02/10/2025) – As chuvas e os fortes ventos que atingiram a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) levaram a montadora japonesa a suspender a produção também das unidades de fabricação de veículos em Sorocaba e Indaiatuba, ambas também em São Paulo.
Nesta segunda-feira, 29 de setembro, a Toyota comunicou a aprovação de seu plano emergencial: “A Toyota do Brasil anuncia que, em conjunto com seus colaboradores e representantes sindicais, aprovou um plano emergencial voltado à preservação dos empregos e à continuidade de suas operações, em função dos impactos gerados pelas fortes chuvas e ventos intensos em sua unidade de motores de Porto Feliz (SP), ocorridos no dia 22/09”.
Entre as medidas aprovadas, estão as férias emergenciais para equipes ligadas à produção das unidades Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), no período de 1º a 20 de outubro, e a possibilidade de lay-off na sequência. “Essas ações foram definidas de forma conjunta para garantir a proteção das pessoas e viabilizar a retomada segura das atividades”, informou a empresa.

Na unidade de Porto Feliz, a companhia segue com o levantamento detalhado dos danos e a elaboração dos planos de reparo, conduzidos com máxima cautela e sempre priorizando a segurança.
A empresa destaca ainda que está trabalhando para minimizar os impactos em toda a cadeia e a seus clientes. “Paralelamente, a companhia atua intensamente para restabelecer, no menor prazo possível, as atividades de produção de veículos em Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países”.
Em comunicado anterior, do dia 25 de setembro, a Toyota já havia informado que o temporal danificou severamente a estrutura da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP). “Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP)”.
“Mesmo diante desse cenário desafiador, a Toyota do Brasil segue confiante na superação de todos os obstáculos para uma rápida recuperação de suas atividades de produção de motores e veículos no país”.