São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/09/2025

Inovação brasileira: barco 100% a hidrogênio verde na COP 30

(28/09/2025) – A primeira embarcação 100% a hidrogênio verde, fruto da colaboração entre o Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e GWM, será apresentada oficialmente na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará, que está programada para o próximo mês de novembro.

A iniciativa tem como diferencial a tecnologia da GWM Hidrogênio FTXT, braço de inovação limpa da GWM, que fornecerá as soluções necessárias para a utilização do hidrogênio nas embarcações H1 e H2.

Durante o encontro, o Explorer H1, que foi produzido pela JAQ, ficará atracado em uma ilha flutuante artificial montada pelo Grupo Náutica, e funcionará como uma espécie de vitrine da inovação brasileira.

Toda a hotelaria da embarcação, incluindo a iluminação, climatização, cozinha, lavanderia, sistemas de entretenimento e auditório, será alimentada exclusivamente por hidrogênio, garantindo zero emissão de carbono durante o evento.

“Esse projeto demonstra como a tecnologia de hidrogênio pode ser um pilar da transição energética em diferentes modais”, afirma Davi Lopes, head da GWM Hidrogênio FTXT. “A COP30 será a oportunidade perfeita para mostrar que o Brasil pode liderar essa transformação”.

As duas embarcações foram projetadas para funcionar como laboratórios avançados para o estudo dos biomas dos 105 mil km da rede fluvial que compõem a bacia hidrográfica da Amazônia, assim como os biomas marinhos nos 7.491 km da costa litorânea do Brasil.

O Explorer H1 constitui a primeira fase do projeto. O barco possui 36 metros de comprimento e é movido por um sistema de hidro jatos que lhe permite navegar em águas muito rasas, tornando-o um barco de apoio especialmente adaptado para expedições.

No início do próximo ano, a embarcação ganhará propulsão híbrida com hidrogênio, capaz de reduzir em 80% as emissões.

Em 2027, entrará em operação a segunda embarcação, o Explorer H2, que terá produção própria de H₂ a bordo, tornando o sistema completamente autossuficiente.

Com 50 metros de comprimento, o barco foi projetado principalmente para apoio de operações de mergulho e coleta de dados hidrográficos e oceanográficos.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.