
(25/09/2025) – A Toyota interrompeu à produção da fábrica de motores de Porto Feliz (SP) em consequência das fortes chuvas e ventos intensos que atingiram a cidade na última segunda-feira (22/09). De acordo com comunicado da montadora, estes eventos “provocaram danos severos à estrutura da fábrica”.
Ainda segundo o comunicado, “está sendo preparado um relatório de danos para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento”.
O vendaval – com ventos de até 90 km, segundo a Defesa Civil do Estado – arrancou o telhado da unidade. As telhas de zinco da cobertura foram arremessadas a até 6 km de distância.
A empresa informa a não ocorrência de fatalidades. O sindicato local informou que cerca de 30 funcionários tiveram ferimentos leves. Alguns veículos estacionados no pátio foram danificados.
Informações posteriores indicam que a paralisação da unidade já interferiu nos planos da montadora com o adiamento do lançamento do SUV Yaris Cross 2026, que estava previsto para ser lançado oficialmente em outubro.