
(14/09/2025) – Com a adesão da GM, anunciada no último dia 8, o polo automotivo do Ceará está saindo do papel. Quando lançado, em agosto de 2024, o projeto de uma planta automotiva multimarcas no Ceará, que ocuparia a área da antiga fábrica da Troller, gerou certa desconfiança sobre a sua viabilidade.
Na época, o governo do Estado divulgou que o polo receberia investimentos de R$ 400 milhões da gestora do projeto, a Comexport, uma das principais empresas de comércio exterior do Brasil, “e que já existiam acordos firmados para a produção de seis modelos de veículos eletrificados para três importantes marcas mundiais”. Os primeiros modelos, segundo se informou então, deveriam sair da linha de montagem no primeiro semestre de 2025.
Atrasou um pouco, mas o projeto começa a se viabilizar e com uma marca de prestígio internacional. As primeiras unidades devem ser entregues em novembro próximo. “O Ceará passará a produzir o primeiro modelo de carro 100% elétrico, no Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte, a primeira planta multimarcas do Brasil. O Chevrolet Spark EUV, que será fabricado pela General Motors”, comemorou o governador Elmano de Freitas. “É uma grande conquista receber uma empresa do porte da GM como pioneira nesse projeto”.

O Chevrolet Spark EUV será o primeiro modelo a ser produzido no Ceará pela GM, que firmou contrato com a Comexport. O novo modelo, recém-lançado no Brasil, será montado em regime SKD, ou seja, a partir de peças importadas.
Contrato de Montagem – O comunicado divulgado pela GM, aliás, esclarece alguns pontos do projeto. “A General Motors América do Sul e a Comexport anunciaram o início da produção de veículos elétricos no Brasil sob a marca Chevrolet. A montagem será realizada pela Comexport na Planta Automotiva do Ceará (PACE), que se consolida como o primeiro polo automotivo multimarcas do País voltado à produção de veículos elétricos e híbridos”.
“O projeto, em volumes iniciais reduzidos, contempla a montagem do Chevrolet Spark EUV, prevista para este ano. Essa iniciativa representa o primeiro passo rumo à industrialização da tecnologia elétrica sob a marca Chevrolet no Brasil”, informa o comunicado, ressaltando “que não se trata de uma parceria societária, mas de um contrato de montagem de veículos. Essa solução se soma ao compromisso da GM em impulsionar a eletrificação na região, em linha com suas metas de descarbonização”.
O Spark EUV é produzido na China, resultado de parceria da General Motors com a chinesa SAIC e vendido na Ásia com o nome de Baojun Yep Plus. Os modelos montados no Brasil irão abastecer também os mercados dos demais países da América do Sul.

A expectativa do governo cearense é que o início da produção do Chevrolet Spark EUV atraia fornecedores ao Estado. “Vai estimular a formação de uma cadeia regional de fornecedores peças, baterias, softwares, componentes elétricos e híbridos. O impacto esperado, além de econômico, será tecnológico, com atração de centros de pesquisa e startups ligadas à mobilidade inteligente, fortalecendo o ecossistema local de inovação”, comentou Danilo Serpa, presidente da Adece – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará.
Localizada no município de Horizonte, a planta terá capacidade de produção de 80 mil veículos por ano. Além dos veículos elétricos, a Planta Automotiva do Ceará tem foco ainda a produção de híbridos e conta com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.